Semana da Enfermagem: A arte de acolher e cuidar

Comemorada entre os dias 12 e 20 de maio, visa homenagear a quem vive para aliviar o sofrimento do outro

Técnica em Enfermagem UBS Pedreira - Thais Carvalhar e Sr. Paulo

Uma profissão com origem milenar. De um tempo onde a imagem do enfermeiro era vista como uma referência de quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado mundialmente, em 12 de maio, para marcar as contribuições que os enfermeiros fazem para a sociedade. O dia faz referência a Florence Nightingale que ficou conhecida como a Dama da Lamparina, pois realizava rondas durante a Guerra da Crimeia, no sul da Rússia, para auxiliar soldados feridos no período da noite.

Enquanto que em 20 de maio é o dia dos Técnicos em Enfermagem. No Brasil, esta data é uma homenagem a Ana Neri, nascida em 1814, e que foi a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares. 

O trabalho desses profissionais sempre foi fundamental no serviço de saúde, porém foi no período da pandemia da Covid-19 que esses profissionais desempenharam um papel singular. Trabalharam de forma incansável, junto às equipes médicas, para salvarem o maior número de vidas e foi nesse cenário, uma crise sanitária sem precedentes, que a área da Enfermagem ganhou grande protagonismo e relevância.

“A Enfermagem é a primeira a acolher, aquela que te abraça. Que vai cuidar de você do início ao fim. Enfermagem é assistência. É amar, acolher, ter compaixão e empatia ”, enfatizou a Secretária de Saúde Carla Valle. 

O coração do serviço de saúde

A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, conta, em 2023, com o trabalho e a dedicação de 50 enfermeiros e 121 técnicos em enfermagem. Números considerando os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Vigilância em Saúde, Materno, Flore’Ser, Residência Terapêutica, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Academia da Saúde.

“Para mim, Iguaba Grande está muito à frente na área da saúde na Região. Observo um olhar muito atento da Prefeitura, secretaria de Saúde e das coordenações nas demandas e necessidades dos profissionais e assim conseguimos nos qualificar para melhor atender aos moradores”, disse Elaine Scoralick, enfermeira responsável pela UBS da Pedreira. 

As Unidades Básicas de Saúde

A equipe de Saúde da Família possui uma portaria, da Política Nacional de Atenção Básica, que define os enfermeiros como gestores das UBSs. As unidades trabalham com promoção e prevenção da saúde, com a sala de espera ou nas visitas em domicílio junto com os agentes comunitários de saúde, esse é o foco da enfermagem. 

Além disso, também trabalham tanto no tratamento propriamente, envolvendo a parte clínica e as consultas de enfermagem, quanto no aconselhamento, orientações, coleta de preventivo, pré-natal, solicitação e avaliação de exames, e o programa antitabagismo e as especializadas, como tuberculose e hanseníase. 

Os atendimentos são realizados de forma presencial e residencial, com pacientes acamados e domiciliados. O enfermeiro acompanha esse trabalho nas casas dos usuários também que por alguma necessidade, não pode se deslocar até a unidade. Além de receber o usuário para triagem, ver a necessidade dele, se é vacinação, consulta, acompanhamento semanal de pressão e diabetes ou se é um caso de emergência. 

A técnica em enfermagem, Ediane Martins, que trabalha na UBS da Pedreira, completou dizendo: “A arte de cuidar é algo que nem todos têm. A arte do amar, do dar e receber também não. A pessoa que escolhe a área da saúde, precisa abrir seu coração para esses sentimentos”.

Outro destaque da secretaria são as capacitações profissionais, algumas direcionadas às equipes de enfermagem. Organizadas pela Atenção Básica, esses encontros de estudo estão sendo bem recebidos pelos profissionais, pois, na visão da categoria, mostra toda a preocupação da Prefeitura em aprimorar, informar, qualificar e atualizar e, assim, melhorar a qualidade de assistência aos usuários. 

A Diretora da Atenção Básica, Mariana Porto, explicou a importância desses encontros.“O foco da pasta este ano é identificar as necessidades dos serviços da saúde e através disso estar em constante processo de capacitação com os profissionais da saúde”.

A Unidade de Pronto Atendimento

Se preparando para passar pela maior reforma de sua história, a nova UPA será totalmente ampliada, modernizada, com uma infraestrutura de ótima qualidade. O objetivo é um atendimento acolhedor aos pacientes e oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários. Durante as obras, para não haver comprometimento no atendimento à população, foi montada uma estrutura com, aproximadamente, mais de 30 contêineres, ao lado da UPA.

A unidade conta com o trabalho de 24 enfermeiros que planejam, organizam e coordenam suas equipes. Também supervisionam os protocolos de atendimento da Unidade, prestam assistência direta aos pacientes mais graves e realizam procedimentos de maior complexidade, além disso são responsáveis pela classificação dos nossos pacientes de acordo com a gravidade do caso.

Já a função dos 73 técnicos em enfermagem é auxiliar o enfermeiro em procedimentos invasivos, aprontar e administrar medicações, coletar material para exames laboratoriais,  controlar a administração de medicações, aferir sinais vitais, entre outros. 

Ambas as funções são responsáveis por um atendimento digno e humanizado para com os pacientes. “Eu tenho a certeza que a equipe de enfermagem é fundamental para o funcionamento da nossa Unidade. São eles que amparam e confortam não só os pacientes como também os seus familiares. A enfermagem é sinônimo de cuidado, amor, carinho e dedicação”, disse Estefany Abreu e Diretora Geral da UPA-IG e Enfermeira Pós graduada em Urgência e Emergência e cursando Pós em Planejamento e Gestão em Saúde.

Na Semana da Enfermagem enaltecemos esta profissão, que merece ser reconhecida pelo trabalho diário com o paciente. O cuidado, o carinho e a atenção de um enfermeiro é melhor que qualquer remédio. Escolher essa profissão é saber que todos os dias uma vida será tocada ou uma vida vai tocar a sua. Fica o nosso agradecimento a toda dedicação desses profissionais.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *