NOSSA NATUREZA

Iguaba Grande é uma cidade com característica praiana e com vocação rural. Situado às margens da Lagoa de Araruama, possui clima quente. O sol brilha forte e chove pouco. Pelo posicionamento geográfico da cidade as chuvas acabam caindo, na maioria das vezes, na parte da noite, o que proporciona dias de sol e calor em todas as estações do ano. A cidade conta com cerca de 5 km de orla, além de duas praias em áreas preservadas, e conta com sete Áreas de Preservação Ambiental (APA).

Pesca artesanal em Iguaba Grande

PESCA ESPORTIVA E ARTESANAL

Entre os usos mais frequentes da laguna e de suas margens estão: a pesca esportiva e artesanal de linha e rede para captura de peixes e camarões.
A Lagoa de Araruama, como é popularmente conhecida, é um importante criadouro do camarão-rosa (Penaeus brasiliensis e Penaeus paulensis), que desovam no mar e têm suas larvas trazidas pelas marés para a laguna pelo Canal do Itajuru. Os peixes da Laguna de Araruama têm sido estudados e já foram identificadas cerca de 39 espécies. Os destaques são a carapeba, a perumbeba e a tainha.

Agricultura Familiar em Iguaba Grande

AGRICULTURA FAMILIAR

Agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma. A produção de alimentos acontece em pequenas propriedades de terra e se destina a subsistência do produtor rural.

Em Iguaba, as principais plantações da agricultura familiar incluem hortaliças, cítricos e raízes.
Trilha Municipal - Iguaba Grande

TRILHA MUNICIPAL

A Trilha Ecológica fica localizada no Parque Natural Alípio Villanova Nascimento. Com 5 km de extensão, o espaço é uma área preservada da Mata Atlântica.
A área ainda oferece diversas opções para a prática de exercícios físicos, como caminhada e corrida. Todo o percurso é sinalizado com placas.
Ao longo do roteiro podem ser encontradas uma biodiversidade de fauna e flora que contempla algumas espécies raras como: Sibipirunas, Paineiras, Pau Ferro, Pau Brasil, Ipê-amarelo entre outros.
A área de preservação também abriga espécies da vida silvestre, entre elas Tatu, tamanduá, Porquinho da Índia, além de pássaros.

Lagoa do Bulcão - Iguaba Grande

LAGOA DO BULCÃO

O Espaço Ecológico Célia Barbosa da Silva, popularmente conhecido como Lagoa do Bulcão, é mais uma opção de turismo na cidade. O espaço oferece, além de uma incomparável beleza natural, um calçadão ao redor da lagoa, dois píeres, parquinho todo em madeira de reflorestamento, campo de futebol, espaço para food truck, uma trilha e é a entrada para o Monte das Oliveiras, local de orações frequentado por membros de Igrejas evangélicas do município. Uma área de lazer completa e sustentável!

Horto Municipal - Iguaba Grande

HORTO MUNICIPAL

O Horto Municipal ocupa uma área preservada de cerca de 186 mil metros quadrados de Mata Atlântica, localizado no Parque Natural Alípio Villanova Nascimento.

O espaço tem uma diversidade de cerca de 200 espécies de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, onde são distribuídas, de forma gratuita, mudas e sementes.

Endereço: Rua Arueira , s/n – São Miguel