Dia da Atividade Física: faça desse dia um hábito de vida

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para combater o sedentarismo, o Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em abril

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é dedicar, ao menos, de 20 a 40 minutos de atividade aeróbica moderada por dia, para adultos e idosos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes, pelo menos três vezes por semana.

A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SECTUR), possui uma extensa programação de atividades físicas para todas as idades em nossa cidade. Tudo para proporcionar à população entretenimento e bem-estar, pois a prática de exercícios traz benefícios físicos e mentais ao longo da vida. Para isso, são disponibilizados aos munícipes os espaços da Academia Popular e Academia da Saúde. 

Realizar atividades físicas de forma regular contribui para a aptidão física, para a melhora da capacidade cognitiva, a redução dos níveis de ansiedade e estresse, além de fornecer mais energia, aumentar a autoestima e a função social de pacientes em risco de saúde mental. A prática de exercícios libera endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios responsáveis pela sensação de alegria e bem-estar.

Pratique essa ideia

Na Academia Popular Municipal, todas as idades são convidadas. Entre as modalidades oferecidas estão: dança de salão, spinning, jump, step, funcional adulto e kids, pilates, alongamento, zumba, dança sênior, cardio e ginástica localizada, além da hidroginástica e iatismo kids na lagoa. Um circuito completo de exercícios. Durante as obras da Quadra do Boa Vista, as atividades de luta como taekwondo, karatê e jiu-jitsu, também estão acontecendo no espaço. 

Para a aluna Juraci Maria Vieira, que completa 60 anos este mês, as atividades físicas envolvem saúde e diversão. “Frequento a academia há um ano. Entrei pensando na atividade física como meio de saúde, pois a pandemia mudou muito minha rotina. Também faço zumba, que é onde curto com as amigas e a professora… É minha terapia. Enquanto a musculação, a ginástica localizada e o alongamento eu viso a saúde.

Para os interessados em participar, será pedida uma doação de alimentos mensal para a renovação da matrícula. É solicitada, por atividade, a quantia referente a R$ 20,00 em alimentos. O espaço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h para as atividades aeróbicas e das 19h às 23h para as lutas marciais. A Academia Popular fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, 3058 – Cidade Nova. 

“Ressaltamos sempre as questões da inclusão social e acessibilidade em todos os programas da Prefeitura. A academia popular é um grande exemplo desse trabalho, pois conseguimos atender todas as demandas e trazer uma vida mais saudável à população iguabense”, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Ricardo Coutinho.

Academia da Saúde

Como saúde e exercícios andam juntos, a Academia da Saúde (PAS) possui um programa com o objetivo de promover práticas corporais, promoção da alimentação saudável, educação em saúde e contribuição para a produção de modos de vida saudáveis e sustentáveis. 

A academia, que completa 10 anos este ano, trabalha exclusivamente para os usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Tem foco nos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis: hipertensão, diabete, câncer, problemas respiratórios, articulares e musculares, entre outras condições. 

Uma das primeiras alunas da academia, a simpática Dona Jandira Moitinho, que faz 79 anos em Julho, chegou ao local após indicação médica devido à hipertensão e problemas cardíacos. “Estou aqui desde quando tudo começou, há 10 anos. Além dos exercícios me deixarem mais disposta e motivada, eu me divirto muito. É importante que as pessoas façam algum tipo de atividade, em qualquer idade, porque é muito bom”.

O Polo da Academia da Saúde conta com fisioterapeuta, massoterapeuta, técnico de enfermagem, professores de dança, educação física e ainda com o maravilhoso trabalho da nutricionista, Dra. Horjana de Oliveira. 

As atividades realizadas no espaço são: ioga, dança de salão, alongamento, aeróbica, relaxamento, massoterapia, Lian Gong adaptado, step jump, zumba, cardio respiratório, funcional, fortalecimento, pilates, além de avaliação antropométrica, acompanhamento nutricional, atividades físicas com exercícios funcionais; desafios semanais e a trilha no Horto Municipal, na última sexta-feira do mês.

“A academia não é um espaço comum e sim especializado, com uma equipe multiprofissional e integrada, onde são desenvolvidas atividades funcionais com especialistas. É um atendimento que consideramos VIP do SUS”, completou a Coordenadora e Especialista em Saúde da Família e Fisioterapeuta, Dra Heloísa Marques.

O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e fica localizado na Rua das Begônias, S/N – Jardim Solares. 

Fazendo atividades físicas você  fortalece não somente o corpo, mas também a mente e a alma. É um momento só seu de investimento exclusivo em você! Comece agora mesmo a cuidar de sua saúde!

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *