Central de monitoramento destaca-se no registro de ocorrências

O Centro de Inteligência, Monitoramento e Segurança, com mais de 170 câmeras, é parceiro da Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e Proeis

A Central de monitoramento divulgou o balanço dos registros de janeiro e fevereiro deste ano. A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e em parceria com as forças de segurança, resolveu mais de 10 ocorrências, que incluíram apropriação indébita, furto, roubo e clonagem, além de seis assistências diretas à Guarda Municipal.

Ao todo, são 176 câmeras, incluindo 136 fixas, 10 câmeras faciais, 10 câmeras speed dome e 20 câmeras LPR com leitura de placas automotivas. O sistema possui reconhecimento facial e leitura de placas automotivas, auxiliando na identificação de autores de delitos e atos ilícitos.

A sede, localizada na Praça da Estação, conta com o trabalho conjunto da Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), e funciona 24 horas por dia com uma equipe capacitada para o monitoramento de toda a cidade, contando com o auxílio de 12 monitores de 50 polegadas e seis computadores.

Em parceria com a Polícia Militar, a Central de Monitoramento firmou convênio com o estado do Rio de Janeiro para a Integração do 190. O novo sistema tem como objetivo agilizar a chegada da PM em casos de emergência. As câmeras de monitoramento de imóveis públicos ou privados são conectadas à central que recebe as chamadas pelo telefone 190.

O Diretor da Central de Monitoramento, Márcio Costa, avalia o trabalho do equipamento: “A parceria com as forças de segurança é fundamental para resolver diversas ocorrências. Registramos todas as solicitações e agimos rapidamente, garantindo a eficácia do trabalho”, explicou.

De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, a iniciativa está gerando resultados para a cidade e proporciona mais segurança aos moradores. “Com esse trabalho, estamos contribuindo para a redução dos índices de criminalidade no município. A central já auxiliou no reconhecimento de delitos, facilitando a atuação dos agentes de segurança”, concluiu Fabio.