Vigilância Sanitária abre canal de denúncia

A partir de agora, a população poderá contribuir com o trabalho efetivo dos agentes

A Secretaria de Saúde começa a disponibilizar, para a população de Iguaba Grande, mais um canal de denúncias para Vigilância Sanitária. O objetivo é contribuir com o trabalho dos agentes e tornar o trabalho ainda mais efetivo. As atribuições são, além de fiscalizar os estabelecimentos comerciais da cidade, as de também cuidar de um conjunto de ações capazes de eliminar, prevenir ou diminuir riscos à saúde.

A Vigilância atua em todos os estabelecimentos de saúde e gêneros alimentícios, além de farmácias, salões de beleza, academias de ginásticas, clubes, creches, feiras livres, mercados e mercearias. Todos os proprietários destes locais devem oferecer serviços, produtos e bens que respeitem e obedeçam às regras legais e normas sanitárias, pois são eles os responsáveis pelo que produzem, comercializam e distribuem.

Hoje o quadro da Vigilância Sanitária é composto por nove servidores:

  • 1 Coordenador (assuntos internos e ocasionalmente participação nas inspeções junto à equipe);
  • 1 Fiscal Sanitário (atua em todos os tipos de estabelecimentos);
  • 1 Médico Veterinário (atua em estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal e serviços veterinários e congêneres);
  • 1 Fiscal Farmacêutico (atua em farmácias e drogarias);
  • 1 Oficial Administrativo (atua internamente, organizando dados do setor e outros serviços administrativos);
  • 2 Fiscais Enfermeiros (atuam em estabelecimentos de saúde); e
  • 2 Técnicos de Enfermagem (auxiliam os demais técnicos da equipe nas inspeções nos assuntos internos, além de participação em eventos promovidos pela Vigilância em saúde).

Os munícipes podem ajudar observando, por exemplo, as questões de higiene, eventual comercialização de produtos clandestinos, condições dos utensílios utilizados no estabelecimento. 

Atualmente as denúncias e reclamações podem ser feitas através do e-mail institucional vigilancia.sanitaria.iguaba@gmail.com ou diretamente no Departamento de Vigilância Sanitária, na Rua Dr. Euclides Pereira Ninho, N° 05, Iguabela – Antiga Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A partir de agora, mais um canal está sendo aberto, através do telefone da Ouvidoria da Saúde (22) 99880-3014, que funciona de segunda a sexta, das 08h às 17h. Aos finais de semana, o e-mail é a melhor opção.  

As ações da Vigilância Sanitária além controlar, vigiar e punir, têm como principal objetivo adotar uma política de advertir e orientar. A principal recomendação é a de EDUCAR. O consumidor é um vigilante voluntário. Ajude e faça sua parte! Denuncie!

 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *