Família Acolhedora volta a funcionar em Iguaba Grande

O Programa já se encontra com inscrições abertas através do site da Prefeitura ou presencialmente em sua sede.

Nesta terça-feira (21) foi inaugurada a sede do Programa Família Acolhedora. O edital e as inscrições já estão disponíveis no site oficial da Prefeitura. As famílias interessadas poderão realizar o cadastro até a próxima sexta-feira (31), presencialmente, na sede do Programa Família Acolhedora, localizada na Rua Manoel Fernandes Batista, n° 79 – Centro ou on-line, através do link: inscricaofamíliaacolhedora

O objetivo é acolher crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medidas de proteção ou violação de direitos. Desta forma, a família irá receber o acolhido temporariamente, recebendo um auxílio financeiro de um salário mínimo, havendo ainda a possibilidade de que o acolhido retorne À família de origem ou seja encaminhado para adoção.

A família que desejar acolher em sua casa deverá cumprir os principais requisitos:

Apresentar toda a documentação requerida;
Residir em Iguaba Grande há mais de dois anos;
Ser maior de 21 anos, mantendo uma diferença de idade, no mínimo, de 16 anos entre o acolhedor (família acolhedora) e o acolhido (criança/adolescente);
Possuir disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço;
Existir concordância de todos os membros da família acolhedora com o acolhimento, incluindo os filhos;
Não poderá estar inscrita no cadastro de adoção; e
Não poderá manifestar interesse por adoção da criança ou adolescente participante do serviço da família acolhedora.

O Programa Família Acolhedora prevê que as crianças e adolescentes terão um cuidado individualizado, em um ambiente familiar, levando em consideração suas necessidades pessoais, possibilitando uma diminuição nos impactos da violência ou negligência sofrida pelo acolhido.

Sendo assim, mesmo que de forma provisória, o acolhimento proporcionará um porto seguro para crianças e adolescentes que estão enfrentando um momento delicado de suas vidas. Será através da relação afetiva dessa família, com proteção e estabilidade, que o acolhido será fortalecido.

É importante ressaltar que todo o trabalho desenvolvido é acompanhado pela equipe técnica, composta por psicólogo e assistente social. A equipe é responsável pela seleção entre as famílias inscritas, garantindo capacitação e acompanhamento durante todo o período determinado judicialmente, preparando tanto a família, quanto a criança ou adolescente.

“Este programa é de extrema importância para a cidade. Para isso, foi designada uma equipe capacitada, pronta para auxiliar a família e a criança ou adolescente acolhidos durante esse período turbulento.” Disse a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza.

O término do acolhimento não deve ser visto como uma nova ruptura de vínculos, pois é realizado de forma gradual, respeitando o acolhido e a família, que viverão uma transição sempre acompanhados pela equipe técnica.

“Estamos muito felizes por mais esta conquista para a nossa cidade, pois este programa irá auxiliar e mudar a vida de crianças e adolescentes que estão passando por um momento tão delicado. Deixo o convite à população: se inscreva, sua família pode fazer a diferença!”, disse o Prefeito, Vantoil Martins.