Secretaria de Obras faz reparo no bairro Estação

Tubo de galeria de águas pluviais na rua Doutor João Vasconcelos foi trocado para melhorar escoamento

A Equipe da Secretaria de Obras passou esta sexta (22) trabalhando para resolver o escoamento de águas pluviais que estava entupido em um trecho da rua Doutor João Vasconcelos, que liga o Centro da cidade ao bairro Estação.  O trânsito no local foi desviado para que o reparo fosse feito de forma mais rápida. Os trabalhos foram acompanhados pelo Vice-Prefeito, Leandro Coutinho; pelo responsável pela Equipe de Serviços Públicos, Adalberto Vila Nova; e pelo   Coordenador da Equipe de Saneamento, Roberto Porto. O reparo era um pedido de toda a população que transita pelo local e, principalmente, dos comerciantes, pois a água da chuva, além, de não escoar, retornava, trazendo sujeira.

Mesmo após as chuvas, a rua continuava alagada porque um dos ralos entupia constantemente. Para solucionar o problema de uma vez foi preciso instalar um cano com uma capacidade maior para que o escoamento fosse mais rápido e os entupimentos diminuíssem. “A coletora de água de chuva estava sempre entupindo. Por esse motivo tiramos a manilha de 20 cm e colocamos um tubo de 200 cm, além de melhorarmos o caimento. Esperamos que depois desse reparo o problema seja, definitivamente, resolvido”, explica Roberto Porto.

Dona Celeide Cunha, que é moradora do bairro, também espera que o reparo seja concluído com sucesso para o benefício de todos os moradores da cidade que transitam pela rua do centro. “Esperamos melhoras após a obra. Para diminuir essas enchentes e as poças de água. Porque este local estava terrível! Agora vai ficar tudo limpinho, bonitinho, cheirosinho”, conta a moradora.

Para Leandro Coutinho, Vice-Prefeito, além da melhoria nas ligações de redes pluviais, é preciso mudar a forma de tratamento realizada na água da chuva. “A água drenada vai para o Canal do Rio Salgado, onde é feita a coleta do efluente destinado à estação de tratamento, que funciona no sistema Tempo Seco. Mas estamos buscando alternativas junto à Concessionária para mudar esse sistema de tratamento”, ressalta Leandro.

A Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto ProLagos foi parceira da Prefeitura neste reparo.

Texto e Foto: Alice Sousa