Saúde de Iguaba Grande recebeu mais de 500 mil reais em emendas

Investimentos serão destinados ao Centro de Reabilitação, Centro Geriátrico e Flore´Ser

O Centro Geriátrico de Iguaba Grande recebeu nessa manhã de sexta, dia 15, a visita do Deputado Federal Hugo Leal, que pela primeira vez visitou o espaço que vai receber as emendas parlamentares para as melhorias em equipamentos e estrutura. O recurso em mais de 500 mil reais, destinado á Saúde, foi conquistado esse ano pelo então vice-prefeito Leandro Coutinho, que também conseguiu 200 mil reais em emendas para a Ação Social do Município.

Segundo Leandro Coutinho, o investimento será para o Centro de Reabilitação, Centro Geriátrico, que já recebeu parte desses equipamentos e para o Flore´Ser – Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual. “Sabemos que ainda faltam melhorias, mas fizemos o possível para conseguir atender as principais demandas. A estrutura que o nosso Centro possui hoje, nenhum dos outros municípios vizinhos têm”, destacou Leandro Coutinho.

A Secretaria de Trabalho e Ação Social de Iguaba Grande, essa semana, também foi contemplada com emenda de 200 mil reais. O recurso vai trazer melhorias para os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também para o Centro de Referência do Idoso (CRI).

O Secretário de Saúde de Iguaba Grande Leônidas Heringer enfatizou que com o ajuda do Deputado Hugo Leal foi possível conseguir equipamentos de ‘última geração’ para compor os atendimentos nesses setores da Saúde. “Esses equipamentos além de novos são de qualidade, isso vai trazer um benefício maior para os nossos pacientes. Promovendo tanto as atividades de prevenção quanto as de reabilitação e as que forem necessárias”, afirmou o Secretário, que também aproveitou para falar sobre a habilitação do Pronto Socorro de Iguaba Grande como UPA. “Estamos em um processo de grande ampliação dos serviços da Saúde. A habilitação do Pronto Socorro vai mudar bastante para nós, pois tudo que é gasto nesse setor é exclusivo da arrecadação do município, aproximadamente 33%. Com essa habilitação o Governo Federal passa a cumprir o seu papel constitucional de financiar a Saúde e o Deputado vai nos ajudar nesse processo”. Finalizou o Secretário.

O Deputado Hugo Leal visitou pela primeira vez os setores da Saúde para onde vão os investimentos, segundo ele, é notório o compromisso do Governo Municipal com a população. “É uma satisfação ter a oportunidade de conseguir realizar trabalhos como esses. Eu digo sempre que esse tipo de investimento, nada mais é que o dinheiro da população. E o nosso trabalho é fazer a indicação pra que esse recurso volte em benefícios para o Estado e para os municípios. Infelizmente não são todos que têm condições pra receber emendas como essas, é necessário se dedicar a população e Iguaba Grande é exemplo disso”, afirmou o Deputado.

Para Elza de Souza, paciente do Centro Geriátrico, investir na Saúde é querer o bem da população como um todo. “Eu sinto alegria de chegar aqui e ser atendida por excelentes profissionais, mas saber que ainda tem todos os materiais que precisamos, é uma felicidade ainda maior. Isso só demonstra o cuidado com o nosso povo”, acrescentou a paciente.

No ano de 2015, a então Prefeita Grasiella Magalhães e o vice-prefeito Leandro Coutinho inauguraram a instalação para o Centro de Reabilitação, que antes funcionava na rua do Colégio Paranhos, além disso, o Centro Geriátrico foi reativado. Ambos ficam no mesmo endereço, no bairro Canellas City, na Rua Inglaterra s/n°.

Texto: Daniele Beldon

Foto: Felipe Lopes