Alunos de Iguaba Grande recolhem lixos na lagoa em gincana ecológica

Encontro teve a participação do Prolaguito, mascote da concessionária Prolagos

Na manhã de hoje, os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Terezinha Pedrosa se reuniram na Lagoa do município para fazer a limpeza e receber orientações sobre o cuidado com o Meio Ambiente. A ação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Concessionária Prolagos.

Cerca de 40 crianças estiveram presentes e durante o encontro participaram de uma gincana recolhendo lixos, como garrafas e pedaços de plástico, e os vencedores foram premiados com uma caixa de bombom. Durante a limpeza, receberam a visita do Prolaguito, o polvo mascote da concessionária Prolagos, que explicou a importância de cuidar do meio ambiente, economizando água e conservando a natureza, destacando que a limpeza da Lagoa é muito importante, mas o ideal é não poluir.

De acordo com a Izabel Coelho, responsável pelo setor ambiental da escola, esse tipo de ação é fundamental para que eles possam crescer com mais consciência. “Só eles vão poder nos ajudar no futuro, então se conseguirmos fazer esse trabalho com eles hoje, essa geração vai se levantar com uma nova visão, muito mais conscientes”. Izabel também destacou o trabalho de reciclagem feito na escola. “Na escola realizamos projetos de conscientização, de plantio de mudas e recolhemos pneus para reutilizar em canteiros e mesas de decoração”, concluiu.

Roseli de Almeida, diretora do Meio Ambiente, lembrou que a secretaria está sempre buscando essa parceria com as escolas. “Temos que começar a ensinar de pequenos, pois o copo deles ainda está vazio, então fica mais fácil de assimilar e levar para a vida. Eles aprendem e acabam multiplicando isso nos lugares que eles frequentam”, afirmou Roseli.

A Keila Ferreira, coordenadora de Meio Ambiente da Prolagos, concorda que é fundamental ensinar a preservação para as crianças. “A criança muda o pensamento dos pais, então precisamos trabalhar o pensamento deles para que se tornem agentes de mudanças dentro de suas residências”, afirmou.

A aluna Kailane, de 6 anos, se divertiu muito enquanto limpava, foi bem participativa e tirou suas dúvidas enquanto recebia as orientações. “É muito legal cuidar da natureza, hoje eu aprendi que temos que catar o lixo da lagoa e que a gente não pode jogar nada no chão”, destacou a aluna.

A limpeza foi realizada na lagoa, na altura da Toca do Tatu, próximo a Casa do Pescador.

Texto e fotos: Júlya Costa