Educação de Iguaba Grande se destacou em análise do TCE-RJ

Município ficou em 6° lugar entre 80 cidades do Estado

Iguaba Grande recebeu destaque essa semana ficando em 6º lugar no Índice Municipal da Educação (i- Educ). Os resultados foram apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no evento “Melhoria da Gestão Pública: um olhar para a educação municipal”.

Segundo a Secretária de Educação e Cultura de Iguaba Grande, Sheilla Atala, o destaque é atribuído ás Políticas Públicas de qualidade que são desenvolvidas no município. “Esse índice mostra a eficiência da gestão municipal, é o trabalho não só da equipe da Educação, mas também das outras Secretarias e da Prefeitura como um todo”, enfatizou a Secretária.

Segundo o Portal do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM- Brasil), esse mecanismo propõe a análise em múltiplas visões sobre a gestão municipal em sete dimensões do orçamento público, como educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

O índice é apurado anualmente, através de informações levantadas a partir de questionários a serem preenchidos pelos participantes do processo, dados e informações extraídas do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (SICOM e dados governamentais). O i-Educ possui um questionário com 59 itens. O Tribunal de Contas focou a análise nos anos iniciais do ensino, creche, pré-escola e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dos 92 municípios do Estado, 80 responderam o questionário.

Texto: Daniele Beldon