Saúde de Iguaba Grande atinge marca de 217 mil atendimentos apenas no 1º semestre

Balanço divulgado pela pasta dá destaque aos mais de 64 mil atendimentos realizados pela Atenção Básica das Unidades de Básicas de Saúde (UBSs)

Para falar sobre os números da secretaria de Saúde, não podemos deixar de lembrar o lema da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande. Desde o início da gestão, cuidar de pessoas e levar dignidade à população iguabense foi uma meta e se faz visível em diversas pastas, e a saúde não ficaria de fora e divulga números que impressionam. 

São atendimentos, capacitações e rodas de conversas essenciais para a assistência à população que reside no município e à atualização dos profissionais da saúde e ao avanço estatístico da Secretaria. Nesta reportagem iremos divulgar os números de atendimentos e pacientes atendidos nos 14 equipamentos da saúde do município. 

Unidade Básica de Saúde (UBS) 

Contando com oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Secretaria reúne, nesses equipamentos, diversos serviços para a saúde da população. Desta forma, a Atenção Básica possibilita que os usuários sejam atendidos sem que haja a necessidade de se dirigirem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

De janeiro a junho de 2023, as UBSs realizaram atendimentos médicos, que chegaram a cerca de 17.000, de odontologia mais de 7.500, enquanto a equipe de enfermagem, ao impressionante número de 40.000. Em resumo, 64.500 atendimentos foram realizados pela Atenção Básica, visando sempre o cuidado, zelo e orientação dos usuários. 

A equipe é composta de um médico generalista e/ou médico da família, uma enfermeira responsável, duas técnicas de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório bucal, nutricionista, além do trabalho dos agentes comunitários de saúde. As unidades executam triagem, aferição de pressão e glicose, preventivos, vacinação infantil e adulta e consultas.  

Unidade de Pronto Atendimento

A Unidade de Pronto Atendimento de Iguaba Grande (UPA-IG) é uma referência para a Região dos Lagos. A composição está passando por uma grande reforma e ampliação para se tornar um espaço ainda mais confortável para os moradores e visitantes do município. A previsão para o término da obra é de um ano. Enquanto isso, todos os serviços estão sendo mantidos e realizados em uma estrutura montada com, aproximadamente, 460 m² de área, ao lado da UPA. De janeiro a junho de 2023, o equipamento realizou mais de 37.000 atendimentos, o correspondente a uma média de 6.200 por mês. 

Centro de Saúde da Mulher e da Criança (Materno-Infantil) 

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança continuou o importante trabalho realizado no Materno-Infantil, em um espaço mais amplo e confortável. Neste primeiro semestre, o equipamento realizou um total de quase 4.500 atendimentos, sendo o destaque para os pediátricos que chegaram a mais 2.000. Além disso, o espaço oferece serviços de triagem Neonatal, Fisioterapia Pélvica, Endocrinologia, Metabologia, Fonoaudiologia (teste da linguinha e orelhinha), Mastologia, além de na Ginecologia e Gineco-Obstetrícia. 

Central de Regulação e Transporte de Pacientes

A Central de Regulação de Exames de Iguaba Grande é o setor responsável pela marcação de exames vinculados ao Sistema Único de Saúde do município. O local realiza agendamentos de ultrassonografias em geral, exames oftalmológicos, exames obstétricos, colecistectomia (vesícula), exames oncológicos, ortopedia em geral, holter e mapa, mamografia, tomografia, entre outros. 

É o equipamento responsável por proporcionar atendimento fora do município. O usuário começa sua trajetória na UBS com o médico clínico geral. Quando encaminhado para um especialista, este pode necessitar de exames ou mesmo procedimentos para, assim, tratar e cuidar deste usuário, é neste momento que a Central de Regulação começa seu trabalho. No 1º semestre mais de 7.000 pacientes puderam ter acesso a exames e cirurgias em outras cidades. 

O Transporte de Pacientes possui hoje uma nova estrutura, construída em fevereiro, na sede da secretaria de Saúde, com mais segurança e conforto aos moradores, beneficiou até junho mais de 8.000 pessoas, em dois veículos, tipo micro-ônibus, com acessibilidade para pessoas com deficiência e ar-condicionado, além de uma van com 21 lugares.  

Outro destaque é que, junto à inauguração do espaço, os usuários e seus acompanhantes passaram a receber um Kit Lanche composto de suco, biscoito e uma barra de cereais, para garantir uma viagem ainda mais tranquila e confortável. Até o momento, mais de 7.000 kits foram distribuídos aos usuários do serviço. 

Cidade do Idoso – Centro Geriátrico e Centro de Reabilitação 

A Cidade do Idoso uniu diversos serviços, em quatro anexos, nos quais são disponibilizadas atividades totalmente gratuitas. A secretaria de Saúde realocou o Centro Geriátrico e o Centro de Reabilitação para, assim, proporcionar atendimentos especializados em um mesmo lugar. Para ter acesso, os usuários precisarão receber atendimento pelo Médico Geral da Unidade Básica de Saúde (UBS), onde recebem uma guia de encaminhamento.

O espaço do Centro Geriátrico Paulino Freire Canellas possui Médico Geriatra, Enfermeiros, Coleta Laboratorial, Massoterapia, Fonoaudiologia, Audiometria, Assistente Social, Psicóloga e Nutricionista. Além disso, é um serviço de atenção ambulatorial que realiza acolhimento, avaliação e orientação aos pacientes acima de 60 anos. De janeiro a junho foram realizados quase 6.000 atendimentos, para os mais de 4.000 usuários da melhor idade.

Já no Centro de Reabilitação João Clímaco da Costa, responsável pela recuperação de pacientes que necessitam de fisioterapia contínua, o tratamento é oferecido a toda população. Chegando na Cidade do idoso, viu seu número de atendimento dobrar. A média de atendimentos, de janeiro a junho, ficou em 7.800. Não sendo direcionada apenas para os idosos, o equipamento atende a todos os usuários encaminhados pela Central de Regulação.

O acolhimento para ambos os equipamentos é feito por meio do encaminhamento realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do usuário.

Policlínica 

A Policlínica Municipal de Iguaba Grande oferece à população de nosso município uma equipe multidisciplinar, composta por diversos especialistas, que sempre apresenta números impressionantes. Até junho de 2023, mais de 14.000 pessoas receberam atendimento, sendo o maior destaque nas áreas da Ortopedia, Cardiologia e Oftalmologia. O equipamento ainda oferece Reumatologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Endocrinologia e Metabologia, Alergista e Imunologia, Dermatologista, Nefrologia, Pneumologia, Reumatologista, Urologista, além de Pequenas cirurgias. 

No mesmo espaço temos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que é um equipamento que oferece dentistas especialistas para usuários encaminhados pelos dentistas gerais das UBSs. De janeiro a julho de 2023, 1.340 atendimentos e 1.364 procedimentos foram realizados, trazendo alívio à dor de diversos pacientes, por meio das sessões de Laserterapia, da Endodontia, da Periodontia, do Bucomaxilo, além do trabalho do Protesista.

Laboratório Municipal 

O Laboratório Municipal, até junho de 2021, funcionava dentro da UPA, onde eram realizados uma média de 40 atendimentos por dia. Após a inauguração do Laboratório Municipal Olga Ramalho de Almeida, na Rua Nossa Senhora de Fátima, n.º 290, no Centro, os atendimentos começaram a aumentar, chegando a marca de mais de 120 por dia. 

O espaço possui quatro salas, sendo elas: sala de coleta, sala de administração, sala de hematologia e bioquímica e sala de urinálise e parasitologia e realiza exames hematológicos, bioquímica, imunológicos, hormonais, vitaminas, marcadores tumorais, culturas, biópsias, além de atendimento para gestantes, com coleta de sorologia e rotina, ou pré-operatórios. O equipamento já apresenta, em seis meses, 12.604 atendimentos e a incrível marca de mais de 200.000 exames realizados.

Farmácia Municipal

A secretaria de Saúde disponibiliza uma Farmácia Municipal para auxiliar com a dispensa de remédios da Relação Municipal de Medicamentos (RESUME), de forma totalmente gratuita. No 1º semestre de 2023 foram realizados 32.818 atendimentos, o que representou uma distribuição de quase 1,5 milhão de unidades de medicamentos. 

Para acessar o equipamento é necessário o cartão do SUS, receita emitida pelo SUS no prazo de 180 dias a partir da data de emissão da receita para medicamentos de hipertensão e diabete, 10 dias para antibióticos e 30 dias para os de uso controlado.

Clínica Vascular

A Clínica Vascular Municipal, inaugurada em janeiro deste ano, é um espaço para tratamento de varizes, que trouxe ao município procedimentos modernos e equipamentos de alta tecnologia para atender à população que precisava aguardar por uma vaga durante longo período, em outras cidades. 

Em apenas seis meses de trabalho, 79 pacientes já receberam alta, enquanto muitos outros estão avançando com seus tratamentos e tendo qualidade de vida. Desde sua inauguração, do final de janeiro até julho, a clínica recebeu mais de 2.300 pacientes.

A Clínica oferece aparelhos de última geração, tais como o Ecodoppler venoso e arterial de membros inferiores, pelo qual o médico poderá avaliar o aumento ou diminuição da vascularização de sangue nos pacientes, e também o Ecodoppler de carótidas e vertebrais, permitindo ao especialista ver, em tempo real, como estão as artérias e a circulação sanguínea dos pacientes. Outro diferencial da clínica são os tratamentos pelo método “Escleroterapia com Espuma”, usados para eliminar varizes e pequenos vasos. 

CER Flore’Ser, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Ambulatório Ampliado de Saúde Mental

Pelo Centro Especializado em Reabilitação de Deficiências Física e Intelectual, o CER Flore’Ser, do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, a Prefeitura cuida dos pacientes com necessidades especiais e mostra que o cuidado, a informação e a assistência estão em primeiro lugar. 

O Centro Especializado em Reabilitação Flore’Ser completou seis anos no mês de junho. O local tem o objetivo de atender pacientes com quadro de deficiência física e intelectual. Atualmente o equipamento, que atende 395 pacientes de Iguaba Grande, apresenta neste 1º semestre de 2023, mais de 10.000 atendimentos. Entre os atendimentos médicos e cognitivos prestados pelo Flore’Ser estão: neurologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, musicoterapia, assistência social e enfermagem.

O CAPS possui cerca de 460 usuários ativos no equipamento por mês, que entre os meses de janeiro a junho realizou mais de 4.122 atendimentos. O espaço, aberto e comunitário, possui uma equipe multidisciplinar especializada composta por: Neurologista, Psicólogo, Psicopedagoga, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, além da Terapia Ocupacional, Musicoterapia e Serviço Social. 

Já o Ambulatório Ampliado, contribui para a integralidade do cuidado aos usuários e qualifica a capacidade de análise e de intervenção sobre as necessidades em Saúde Mental e atende hoje a uma média de 2.700 pacientes por mês. Tem o objetivo de articular, com demais serviços do SUS e com o Sistema Único de Assistência Social, de forma a garantir direitos de cidadania aos pacientes com indicação de tratamento, já tendo cuidado de mais de 5.400 pessoas neste semestre. 

A secretaria de Saúde segue empenhada em fazer um 2023 histórico para a saúde do município, que vem se destacando na Região dos Lagos. No primeiro semestre deste ano, a pasta inaugurou a Clínica Vascular, deu início às obras de reforma e ampliação da UPA, realizou a Reforma do Ambulatório de Saúde Mental, entregou um novo espaço do Materno-Infantil e iniciou o projeto de Equoterapia. Os trabalhos não param e, no segundo semestre, iniciará as obras de uma nova UBS, que atenderá os moradores do bairro São Miguel.

 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *