Reunião sobre autismo comoveu a maioria

Diante de pais e responsáveis de autistas e autoridades municipais foi realizada uma reunião na tarde do último dia 13, no Gabinete do Prefeito Vantoil, em que a assunto abordado foi sobre o Transtorno do Espectro Autista( TEA), cuja distúrbio muitas crianças são portadoras em nosso município.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, é um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por significativo déficit de interação e comunicação social associado a comportamentos repetitivos e interesses restritos.

A reunião foi conduzida pelo Drº. Carlos Magno, pai do autista, Pedro (7 anos) que revelou pontos importantíssimos a respeito do tema, como por exemplo o cuidado que se deve ter quando a criança manifestar agressividade, pois pode ser de alegria ou descontentamento de algo. Além da imensa dificuldade em verbalizar vontades simples como a de beber água, que só será notada, através de muita atenção.

“Cada autista é único, com suas reações, que devem ser observadas o tempo todo pela família e com quem convive com ele, através de muito amor. Inclusive a maior carga sempre fica com mãe”- explicou Carlos Magno.Ele ainda completou informando que, segundo estudo feito com famílias norte-americanas,”o nível de estresse em mães de pessoas com autismo assemelha-se ao estresse crônico apresentado por soldados combatentes, a título de sensibilizar sob a importância de acolher também os familiares”.

Durante toda a reunião, pais e responsáveis de autistas trocaram experiências, contaram suas vivências e demonstraram uma preocupação constante em proporcionar melhor qualidade de vida e tratamento para seus filhos. Além de evidenciar que a melhor forma de lidar com o problema é a aceitação e o amor.

Sendo assim, o Prefeito Vantoil e o Vice-Prefeito, Alexandre da Farmácia, bastante comovidos com a causa do autismo, demonstraram total apoio.“Estamos aqui muito honrados em receber todos vocês. A nossa gestão está completamente envolvida nesse projeto, estamos de portas abertas, queremos dar todo suporte necessário, com um olhar muito especial. Fazer de Iguaba uma cidade referência”- declarou o Prefeito Vantoil.

Estiveram presentes na ocasião, o Prefeito Vantoil o Vice-Prefeito Alexandre da Farmácia,o Secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira, o Secretario de Saúde,Valdeci Júnior, Secretário de Turismo, Marcelo Durão, a Diretora do Florescer, Tecla Nunes, a Presidente da APEIG (Associação de Pais Eficientes de Iguaba Grande) Bianca Duarte e também muitos pais e responsáveis de autistas.

#UmNovoJeitoDeGovernar