Reunião do Projeto Cidadão Participativo apresentou palestra sobre depressão

No salão nobre da Prefeitura, durante todo o dia de hoje (13), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, realizou a reunião mensal temática com os jovens do Projeto Cidadão Participativo. O objetivo da reunião foi orientar , tirar dúvidas e apresentar o tema escolhido pelos próprios jovens. Desta vez, o tema foi “Depressão e Automutilação”, onde o Coordenador do Programa de Saúde Mental e Psicólogo, João Luiz Moura, foi convidado a trazer uma palestra sobre o assunto.

O Coordenador do Projeto e psicólogo, Alexandre Santos, explicou a necessidade destas reuniões. “A proposta do projeto é exatamente o conceito de primeiro emprego e experiência de trabalho formal desses jovens, portanto é importante que mensalmente a gente acompanhe esse desenvolvimento. A reunião funciona para ver o que está dando certo e o que precisa ser ajustado, para que eles tirem as dúvidas e sejam orientados”-disse Alexandre.

A reunião temática já é algo que acontece há alguns meses e a escolha do tema desse mês está associada ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. O palestrante, João Luiz, esclareceu que, “é de total relevância trazer a temática da depressão, tendo em vista que 11 milhões e meio de brasileiros hoje são acometidos com essa doença. Promover uma palestra dessa para os jovens é mostrar que isso é uma realidade, possível de acontecer com qualquer pessoa, por isso, a melhor prevenção é a informação”.

A jovem, Luiza Barros, ainda falou o quanto achou interessante a reunião. “É um assunto que está bem visado no momento e cada vez temos mais pessoas próximas passando por isso, e a gente saber lidar com isso é importante, saber quem procurar e quem pode fornecer ajuda, é muito importante.”

Na reunião estiveram presentes o Prefeito Vantoil, a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, o Coordenador do Projeto e psicólogo, Alexandre Santos, o Coordenador do Programa de Saúde Mental do Município e psicólogo, João Luiz Moura e a Assistente Social, Georgia Alexandra Lages.

#UmNovoJeitoDeGovernar