Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Prefeitura recebe apoio do INEA para inspeção de rochas no Morro dos Canellas

Na manhã desta quarta-feira (25) equipes da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande estiveram no Morro dos Canellas, localizadas no bairro da Pedreira, para a inspeção das rochas com risco de deslizamento, que vem traz perigo para a vida dos moradores. A ameaça foi ocasionada após uma queimada que aconteceu no início deste ano.

O departamento de recursos minerais (DRM) já esteve na cidade, identificaram o problema e elaboraram um relatório da situação, e a Prefeitura, através deste relatório, procurou o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Geológo do INEA, Sérgio Leonardo Varejão, esteve no local dando suporte a Prefeitura e examinando a área onde a pedra está localizada. Segundo ele, não tem como prever o rompimento das rochas, mas sim evitar.

A rocha fica situada na altura do terreno da moradora Maria Lucia, e está com uma fenda de aproximadamente um metro e oitenta de altura, e quatorze centímetros de espessura. Ela está apoiada em outra rocha e está apontada para a casa da moradora. Vizinhos disseram que a rachadura existe há anos, porém, a equipe da Defesa Civil se prontificou em acompanhar e monitorar a abertura caso haja alguma diferença de tamanho.

Leonardo Varejão, propôs diversas opções de prevenção, foram elas: colocar um contraforte, que seria um calço de concreto para apoiar a rocha; um muro de impacto abaixo; fazer uma vala, caso a pedra role e caia ali dentro; ou o processo de desmonte, que é tentar conter a rocha lentamente, para que não haja movimentos brutos e corra o risco dela se deslocar monitorando a abertura continuamente. Segundo ele, seria adequado evitar a passagem de água por baixo da pedra.

O risco dá pedra rolar muito alto, e é por isso que as equipes da Prefeitura já estão se prontificando para começarem os serviços.

Estiveram presentes no local o Subsecretário de Governo, Luciano Sila, a chefia do galpão, Suely Batista e equipe, para ajudar na limpeza em volta da rocha, equipes da Defesa civil e Secretaria de Meio Ambiente.

#UmNovoJeitoDeGovernar