Prefeitura está atenta para época do defeso

Na última quarta-feira (24), as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Pesca; de Meio Ambiente e de Ordem Pública reuniram-se com representantes do Comitê de Bacias do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, a fim de definirem um plano de ação para fiscalização do período de defeso, que ocorre em Iguaba, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

O defeso é o período em que os pescadores ficam proibidos de pescar na lagoa, de 1º de agosto a 30 de outubro, para que as várias espécies de peixes e até camarões possam se reproduzir. Contudo, os pescadores recebem do Governo Federal, através do INSS, um salário mínimo durante esses três meses.

Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa, a reunião foi bem proveitosa: “Ficou definido que numa ação integrada pelos cinco municípios e o consórcio Lagos São João, teremos funcionários e guardas ambientais fiscalizando todas as noites, além de combustível para abastecer os barcos na ação.”- declarou.

Essas operações são compostas por guardas civis ambientais de cada município e polícia ambiental que disponibilizará efetivo para fazer esse combate numa escala de 24 por 72 horas. Inclusive, será feito um treinamento na véspera para que se formem novos multiplicadores desse trabalho.

#UmNovoJeitoDeGovernar