Atual gestão de Iguaba herda déficit de 23 Milhões na Prefeitura

O Prefeito Vantoil abriu as portas para a imprensa e para representantes da sociedade no início desta semana para informar a população sobre as condições em que a atual gestão encontrou a Prefeitura Municipal de Iguaba Grande. De acordo com a apuração da equipe, o déficit chega a 23 milhões de reais.
Segundo gráficos e números apresentados pelo Prefeito, o panorama anual apontava que de janeiro a dezembro de 2019, a perspectiva de arrecadação seria de aproximadamente 99 milhões de reais. Entretanto, ao tomar posse, no dia 28 de junho, Vantoil encontrou disponível em caixa pouco mais de dois milhões de reais. Ainda assim, os gráficos apontam que as despesas não pagas do ano de 2019 somam mais de seis milhões.
Outro dado preocupante para a atual gestão é que a Prefeitura da cidade está inscrita no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), uma espécie de SPC. Isso significa que a prefeitura está negativada, podendo dificultar, portanto, o recebimento de valores que venham de emenda parlamentares.
Atualmente, a Prefeitura de Iguaba tem aproximadamente 57% da receita destinada a folha de pagamento, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal fixa um limite de no máximo 54% para esta finalidade.
Vale ressaltar ainda que, o Prefeito Vantoil se comprometeu em enxugar os gastos, e para isso, apresentou algumas medidas que estão sendo tomadas nesse segundo semestre de 2019. Neste primeiro mês de gestão, por exemplo, a Prefeitura economizou aproximadamente 550 mil reais em licitações na compra de materiais para iluminação pública. Além de poupar cerca de 600 mil reais com fornecimento de alimentos para o setor da saúde, o Prefeito dobrou a quantidade de alimento, que agora atende também os setores de Obras e o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que funcionam sete dias na semana.
Também em sua primeira viagem a Brasília como Prefeito, Vantoil já assegurou cerca de um milhão de reais em emendas para a área da saúde.

#UmNovoJeitodeGovernar