Prefeitura de Iguaba Grande prevê distribuição de Kit Alimentação com recursos acumulados

Por Evelyn Lole

Devido a pandemia instalada no ano passado, as escolas não funcionaram presencialmente como de costume. Com isso, os recursos da merenda escolar enviados pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que inclusive são completados mensalmente com valores da Prefeitura, chegou ao acúmulo de R$ 672 mil. A quantia será revertida para a compra de kits de alimentação para os 4.600 alunos da rede pública de ensino.

O recurso economizado em 2020, reprogramado para 2021, somado ainda com os repasses dos primeiros meses deste ano, será utilizado após as formalidades legais de licitação, para distribuição do kit alimentação aos alunos da rede municipal. Segundo o Prefeito Vantoil Martins, o recurso do PNAE contribui para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, além do rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.

“Importante ressaltar que enquanto Secretaria de Educação, teríamos que atender a universalidade. E com os recursos que tínhamos em 2020 isso não seria possível. Mas hoje, com o recurso acumulado iremos sim atender aos nossos alunos e além do Ensino de qualidade ofertaremos também a alimentação, que tanto faz diferença no processo ensino-aprendizagem.”, afirma Fred Carvalho, Secretário de Educação.

Vale ressaltar que o município recebe como recurso proveniente do PNAE, com base na Resolução n.º 06 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, R$0,32 por alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos, R$0,36 por alunos matriculados no Ensino Fundamental, R$0,53 por alunos matriculados na Pré Escola e R$1,07 para alunos matriculados na Creche, multiplicado por dias letivos/mês.