Iguaba Grande: cada vez mais transparente frente a Covid-19

Portal de transparência informa dados importantes sobre a pandemia impulsionados pelas mídias sociais da Prefeitura

Desde janeiro, quando iniciou a vacinação na cidade de Iguaba Grande, a Prefeitura se destaca no portal de transparência, e nas redes sociais, com informações retratando a realidade do município frente a Covid-19. Diariamente, moradores são informados sobre número de infectados, vacinação e taxa de ocupação dos leitos da UPA/Centro de Triagem. E para completar, toda sexta-feira através da LIVE no Facebook, profissionais da Saúde esclarecem dúvidas em tempo real.

O maior diferencial é que o portal de transparência, além de divulgar o boletim com estatísticas diárias, informa também a lista nominal dos que já receberam a imunização na cidade. Além disso, a equipe da Assessoria de Comunicação, juntamente com a Secretaria de Saúde, mensalmente realiza séries em vídeo para mostrar como funciona todo procedimento, desde setores administrativos, até a realização da imunização, internação, etc.

foto
Prefeito Vantoil Martins com o Secretário de Saúde, Valdeci Junior, e a Coordenadora da Imunização, Patrícia Costa

“Tratando-se de pandemia, essa nossa obrigação em ser transparente torna-se ainda maior pois ajuda a dar mais segurança a todos os moradores. Quando se fala de saúde tudo é muito mais sensível e preocupante, dessa forma queremos cada vez mais passar tranquilidade e segurança a toda população”, acrescenta o Prefeito Vantoil Martins.

Assessoria de Comunicação

De acordo com o subsecretário Luiz Fernando, chefe da Assessoria de Comunicação, um dos compromissos de campanha do Prefeito Vantoil Martins foi o de transformar Iguaba em uma cidade cada vez mais transparente, tornando o portal flexível, dinâmico e de fácil acesso, onde as pessoas possam acessar de forma rápida e fácil.

Imagem do Portal de Transparência

“O Prefeito deu carta branca para trabalharmos com o setor de Controle interno a fim de construirmos uma plataforma transparente. Temos muito a melhorar e nenhuma plataforma está 100% pronta. A tecnologia se atualiza rapidamente sempre e nosso interesse é melhorar a cada dia para a transparência evoluir ainda mais,” relata o subsecretário, Luiz Fernando.

Secretaria de Saúde

Todas as informações de transparência são divulgadas em conjunto através da atuação da equipe da secretaria de Saúde a saber, o Secretário Valdeci Junior, o Subsecretário Renatinho da Saúde, a Diretora da Atenção Básica, Cinthia Priscila, a Coordenadora da Imunização, Patrícia Costa, e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariana Porto.

foto
Enfermeira aplicando a primeira dose em idosa na UBS

“Nós procuramos colocar todas as nossas ações de forma muito clara e transparente, sem deixar dúvidas e questionamentos, trazendo tudo de forma muito objetiva. Isso é uma demonstração de respeito com a população, algo nunca visto e encontrado também em outros municípios”, afirma o secretário de Saúde, Valdeci Júnior.

Atualmente estão sendo vacinados moradores a partir de 64 anos, mas amanhã (29) começa o agendamento para idosos com 62 anos nas Unidades Básicas de Saúde. No Posto Médico da Praça da Estação, segue a aplicação da segunda dose. Inclusive, a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, durante essa transação nas UBS’s e posto médico lançou a campanha ‘Iguaba Solidária’ que recebe alimentos não perecíveis nos pontos de vacinação. A doação não é obrigatória, mas o propósito é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade no município.