Dia: 26 de abril de 2021

Prefeitura de Iguaba Grande prevê distribuição de Kit Alimentação com recursos acumulados

Por Evelyn Lole

Devido a pandemia instalada no ano passado, as escolas não funcionaram presencialmente como de costume. Com isso, os recursos da merenda escolar enviados pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que inclusive são completados mensalmente com valores da Prefeitura, chegou ao acúmulo de R$ 672 mil. A quantia será revertida para a compra de kits de alimentação para os 4.600 alunos da rede pública de ensino.

O recurso economizado em 2020, reprogramado para 2021, somado ainda com os repasses dos primeiros meses deste ano, será utilizado após as formalidades legais de licitação, para distribuição do kit alimentação aos alunos da rede municipal. Segundo o Prefeito Vantoil Martins, o recurso do PNAE contribui para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, além do rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.

“Importante ressaltar que enquanto Secretaria de Educação, teríamos que atender a universalidade. E com os recursos que tínhamos em 2020 isso não seria possível. Mas hoje, com o recurso acumulado iremos sim atender aos nossos alunos e além do Ensino de qualidade ofertaremos também a alimentação, que tanto faz diferença no processo ensino-aprendizagem.”, afirma Fred Carvalho, Secretário de Educação.

Vale ressaltar que o município recebe como recurso proveniente do PNAE, com base na Resolução n.º 06 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, R$0,32 por alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos, R$0,36 por alunos matriculados no Ensino Fundamental, R$0,53 por alunos matriculados na Pré Escola e R$1,07 para alunos matriculados na Creche, multiplicado por dias letivos/mês.

Prefeitura e população se unem para atender famílias em situação de vulnerabilidade

Por Evelyn Lole

O mês de abril registra duas ações marcantes para a população iguabense. Moradores que estão sendo vacinados e desejam participar da campanha ‘Iguaba Solidária’, podem doar um kilo de alimento não perecível, nos pontos de coleta distribuídos pela cidade. Paralelo a isso, a Prefeitura recebeu ontem (19) empresários que concorrem a licitação para aquisição de 3.500 cestas básicas destinadas para atender famílias em estado de vulnerabilidade, que são assistidas pela SMASTR – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda.

As cestas básicas exigidas no processo de licitação deverão conter 16 itens alimentares e higiênicos, entre eles: açúcar, arroz branco, biscoito salgado, café, extrato de tomate, farinha de mandioca, feijão preto, fubá de milho, leite em pó integral, macarrão, óleo de soja, sal, além de sabonete, creme dental, papel higiênico e sabão em barra.

Já a arrecadação para a campanha ‘Iguaba Solidária’ é feita durante o período da vacinação, para quem quiser contribuir com alimentos não perecíveis nos seguintes pontos de coleta: Materno Infantil, Posto Médico da Estação, sede da SMASTR, além de todas as UBS’s. E para quem não levar o alimento durante a vacinação, o Centro de atendimento / Bolsa Família e a sede da secretaria de Assistência Social Trabalho e Renda também estarão recebendo as doações.

“O brasileiro é muito solidário, tem um coração enorme, e Iguaba é preocupada com as questões sociais. Através da campanha ‘Iguaba Solidária’ queremos oportunizar toda nossa população, e também empresários que quiserem contribuir. Ajudar faz muito bem e quando a gente consegue estender a mão ao próximo, cria-se energias para superar as dificuldades do dia a dia”, afirma o Prefeito Vantoil Martins.