Praia dos Ubás em Iguaba Grande poderá ser a primeira praia lagunar a selo da Bandeira Azul

Um importante trecho da lagoa de Iguaba Grande está perto de conquistar um dos prêmios ecológicos mais importantes internacionalmente. A praia dos Ubás está se adequando às normas para receber o selo Bandeira Azul. O Programa Bandeira Azul é selo ambiental internacional concedido às praias que cumprem critérios e padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

Um dos principais pontos é a balneabilidade da água; por isso, é coletado semanalmente uma amostra da água da Praia do Ubás para verificar a balneabilidade, que mantém os padrões exigidos, além de testagem para a presença bactérias, coliformes totais, testes adicionais de parâmetros microbiológicos e físico-químicos. O programa exige que as praias tenham uma qualidade das águas balneares baseadas nas normas e legislação internacional e nacional.

Além da qualidade da água, para ganhar o selo devem ser feitos diversos investimentos na infraestrutura do local, como acessibilidade, implantação de banheiros, urbanização da orla, estacionamento e outros. A Prefeitura, através da parceria com a secretaria de Obras, vem trabalhando para atender todos esses requisitos. Na rodovia do bairro Ubás já foram realizadas obras de urbanização, com esgoto, drenagem, pavimentação e estacionamento.

A Concessionária de água e esgoto Prolagos tem sido uma grande aliada para o processo de conquista do selo da Bandeira Azul, pois um dos requisitos é saneamento básico e esgoto. Através da empresa foi realizada uma capacitação com a Guarda Ambiental, viabilizando as coletas de água que são enviadas para o laboratório, comprovando sua qualidade, de forma correta.

Além disso, uma consultoria foi contratada através da Prolagos, que tem capacitado e orientado os membros do grupo Gestor Bandeira Azul, garantindo a implementação e manutenção do projeto.

A Praia do Ubás possui águas claras e cristalinas, com fundo regular sem pedras. É rica em suas fauna e flora. Próximo a ela fica localizada a Área de Preservação Ambiental (APA) do Morro Do Governo, por onde se estende o paraíso da Ponta da Farinha.

“É uma honra estarmos no processo para receber o selo da Bandeira Azul, é a conquista de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo pelo governo. A Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido nos setores de turismo e meio ambiente em esfera local, regional e internacional.” Ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle.

A secretaria de Meio Ambiente segue realizando diversas atividades de educação ambiental, com mutirões de limpeza, plantios e palestras de conscientização a respeito do ecossistema marinho, da fauna e flora da cidade.