Secretaria de Saúde amplia atendimento nas UBSs

Três novos clínicos gerais vão atuar como médicos de família

A partir de hoje as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cidade Nova I, Centro I e Vila Nova terão o atendimento reforçado com o apoio de três novos clínicos gerais que atuarão como médicos de saúde da família. O reforço foi anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde de Iguaba Grande, que também ampliou de dois para quatro os dias de atendimento nessas unidades. “Com este reforço esperamos não apenas agilizar a demanda, mas também beneficiar mais moradores”, explicou o secretário de Saúde, Valdeci Júnior. 

As Unidades Básicas de Saúde fazem parte do programa de Atenção Básica criado pela Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, sendo gerenciadas pelas Prefeituras. Atualmente Iguaba Grande possui nove equipes oferecendo serviços de médico de família, enfermagem e odontologia, conforme determinado pelo Governo Federal através da chamada “atenção primária”, que nada mais é do que o primeiro atendimento em casos que não sejam de urgência nem de emergência, como diarreia, dor de cabeça, resfriado ou gripe, escoriações por queda (por exemplo, um joelho ralado, ou pequenos cortes).

Também é na UBS que os pacientes com doenças crônicas como hipertensão e diabetes recebem tratamento e acompanhamento multiprofissional (médico, enfermeiro, nutricionista…). No local a população também dispõe de serviços como vacinação, acompanhamento pré-natal e pós-parto, consultas com médicos e enfermeiros, oficinas de planejamento familiar, exercícios físicos e alimentação saudável entre outros.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *