Música: Pilar cultural em Iguaba Grande

A musicalidade da Casa de Cultura se mantém viva e faz a diferença em nosso município

A música une povos, apresenta um mundo de possibilidades e exerce um importante papel na comunidade onde se manifesta. A Prefeitura de Iguaba Grande, através das oficinas da Casa da Cultura Simonides Guimarães, vem mostrando como a cultura é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos jovens de nossa cidade.

Esse é o trabalho dos professores musicais do Casarão. Focados e empenhados, eles estão fazendo a diferença na cidade, com as aulas de violino, violão, teclado, baixo, contrabaixo e as novidades deste ano como, o ukulele, banjo, cavaquinho, bandolim e canto. João Gabriel, Larissa Valentim, William Martins, Joel Cardoso, além do Professor de canto Rafael Andrade, realizam esse papel e mostram de forma brilhante como a música tem o poder de transformar.

O professor de teclado e contrabaixo, Willian Martins, chegou recentemente à Casa de Cultura. Sendo nascido em Iguaba Grande, além das oficinas em que já dá aula, estará iniciando um trabalho de piano para crianças. “ Hoje trabalho com cerca de 50 alunos, que variam de 10 a 70 anos. As oficinas estão sendo um grande sucesso. A procura está enorme e isso é muito gratificante para nós, ver o interesse dos moradores em aprender um instrumento”, comentou o professor.

Já Larissa Valentim, de apenas 18 anos, começou no violino aos 12 anos e apenas dois anos depois já integrava a Orquestra Municipal da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Para ela, contribuir no aprendizado de um instrumento clássico na nossa cidade é muito gratificante. “Comecei a trabalhar na Casa há um ano. Muitas pessoas tinham vontade de aprender violino, mas não tinham um professor. Trabalhamos hoje com 15 alunos, a partir de 12 anos. Nosso maior sonho é ter um dos nossos alunos sendo aceito em orquestras profissionais”, disse a jovem professora.

Projeto Cultura Musical

A música é reconhecida, por muitos pesquisadores, como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, em especial, em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

A partir de maio de 2023, a Casa iniciou o Projeto Cultura Musical. O objetivo é realizar diversas apresentações em locais públicos, com violão e voz e acompanhados de instrumentos. Assim, a Casa da Cultura pretende levar clássicos da música aos moradores de Iguaba Grande e acontecerão toda primeira quinta-feira de cada mês.

Essa foi uma sugestão dos professores para despertar o interesse das pessoas em participar mais ativamente dos eventos musicais do município, além de incentivar o interesse no aprendizado dos instrumentos. Outro foco do projeto é dar a oportunidade aos músicos do Casarão de mostrarem seu trabalho e se tornarem mais conhecidos na cidade, além de apresentarem o trabalho pretendido pelas oficinas.

As apresentações irão acontecer na Tamarineira ou em praça pública, como a Praça Edyla Pinheiro. “Os professores me procuraram propondo um movimento musical na cidade. Coloquei tudo em um papel, apresentei ao nosso secretário Miquéias Gomes, que abraçou imediatamente a ideia e montamos o calendário até o final do ano, com diversos temas, para assim podermos mostrar toda diversidade de nossas oficinas”, explicou a Coordenadora da Casa da Cultura, Ana Lúcia Dantas.