Estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico
Levantamento divulgado hoje pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda revela que no mês de maio o município de Iguaba Grande ultrapassou a meta na cobertura do benefício do Programa Bolsa Família: foram 1.897 famílias atendidas pelo Programa, o que significa 123% de beneficiários. A estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Bolsa Família é um programa federal de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. A ideia é garantir a essas famílias o direito à alimentação e também o acesso à educação e saúde. Em Iguaba Grande esses cadastros são feitos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, que está atuando efetivamente para alcançar o maior número de famílias de baixa renda da cidade.
De acordo com a secretária Claudia de Souza, “esse resultado é muito importante, ainda mais nesse momento em que estamos vivendo com o novo coronavírus”. O cadastro e renovação de cadastro estão temporariamente suspensos devido à pandemia do Covid-19. As famílias que já recebem o benefício passaram a receber o auxílio emergencial do Governo Federal.
O programa oferece cinco tipos de benefícios: básico; variável; variável jovem; superação de extrema pobreza; e o abono natalino. Os valores variam entre R$ 41 e R$ 205 e dependem da quantidade de pessoas cadastradas por cada família.