Evento mobilizou autoridades e população para discutir políticas públicas e garantia de direitos

Na abertura da Conferência, compôs a mesa a Prefeita Grasiella Magalhães, a Presidente do Conselho Tutelar, Andréa Fabiola Coutinho, o Secretário de Saúde, Leônidas Heringer e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lêda Borges, que organizou o evento. Também estavam no evento a Dra. Margoth Cardoso, Presidente da OAB de Iguaba Grande, Conselheiros Tutelares, o Presidente da AMAIP (Associação de Moradores e Amigos de Iguaba Pequena), Jorge Pacheco, além dos representantes das unidades do município.
Na pauta do dia 26, segunda-feira, após a abertura solene, os presentes participaram da leitura e aprovação do Regimento Interno, que foi aprovado com sucesso. Ontem, dia 27, aconteceu uma série de palestras que trataram sobre a garantia de direitos e políticas públicas, inclusão social, prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Além disso, foi realizada uma plenária de aprovação das Diretrizes e Propostas para a Conferência Estadual e, ao final, teve eleição dos delegados para a XI Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.

A Conferência é realizada de dois em dois anos e, para a Presidente do Conselho, Lêda Borges, o evento é um espaço democrático de discussão do poder público e sociedade civil. “Esse conferência é fundamental, pois nela decidimos politicas públicas capazes de mudar a vida das pessoas, garantindo oportunidades mais amplas e justas em nosso município para nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Lêda.
Com a palavra, o Secretário de Saúde, Leônidas Heringer, falou sobre sua preocupação com a violência familiar; a Presidente do Conselho Tutelar, Andréa Fabiola Coutinho, apresentou estatísticas para ajudarem a solucionar problemas encontrados entre os adolescentes. A Prefeita Grasiella Magalhães destacou a atenção que deve ser dada principalmente para crianças até os seis anos de idade e a união das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, e as famílias. “É uma responsabilidade muito grande que a gente tem de tomar conta desse terreno e semear boas sementes”, ressaltou a Prefeita.
Texto: Lívia Lisle
Fotos: José Carlos Rodrigues