Iguaba Grande sedia a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento mobilizou autoridades e população para discutir políticas públicas e garantia de direitos

Aconteceu no Salão da Prefeitura, nos dias 26 e 27, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tratando do tema “Proteção Integral, Diversidade e enfrentamento da Violência”. O evento contou com palestras e plenária de aprovação das diretrizes para a Conferência Estadual, e foi uma realização da Secretaria de Assistência Social (SETAS).

Na abertura da Conferência, compôs a mesa a Prefeita Grasiella Magalhães, a Presidente do Conselho Tutelar, Andréa Fabiola Coutinho, o Secretário de Saúde, Leônidas Heringer e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lêda Borges, que organizou o evento. Também estavam no evento a Dra. Margoth Cardoso, Presidente da OAB de Iguaba Grande, Conselheiros Tutelares, o Presidente da AMAIP (Associação de Moradores e Amigos de Iguaba Pequena), Jorge Pacheco, além dos representantes das unidades do município.

Na pauta do dia 26, segunda-feira, após a abertura solene, os presentes participaram da leitura e aprovação do Regimento Interno, que foi aprovado com sucesso. Ontem, dia 27, aconteceu uma série de palestras que trataram sobre a garantia de direitos e políticas públicas, inclusão social, prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Além disso, foi realizada uma plenária de aprovação das Diretrizes e Propostas para a Conferência Estadual e, ao final, teve eleição dos delegados para a XI Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.

De acordo com a eleição, foram escolhidos para delegados para a próxima conferência para Delegada Governamental Titular, Leda Borges de Araújo (SETAS) e Suplente Angélica Carmo Lessa (Saúde); para Delegado Sociedade Civil, o titular será o Jayme Roldon Reis (ONG Mãos Solidárias de IG) e Delegada Suplente será Margorth Cardoso (OAB-IG); Delegada Titular Conselho Tutelar, Andréia Fábiola Alves Coutinho; Delegado Suplente Conselho Tutelar, Cláudio Márcio Vieira da Silva, além dos Jovens Titulares, Sarah Nunes, Elen Cristina Soares, Suplentes Jovens, Juliana Rangel Dutra, Rosane Rangel.

A Conferência é realizada de dois em dois anos e, para a Presidente do Conselho, Lêda Borges, o evento é um espaço democrático de discussão do poder público e sociedade civil. “Esse conferência é fundamental, pois nela decidimos politicas públicas capazes de mudar a vida das pessoas, garantindo oportunidades mais amplas e justas em nosso município para nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Lêda.

Com a palavra, o Secretário de Saúde, Leônidas Heringer, falou sobre sua preocupação com a violência familiar; a Presidente do Conselho Tutelar, Andréa Fabiola Coutinho, apresentou estatísticas para ajudarem a solucionar problemas encontrados entre os adolescentes. A Prefeita Grasiella Magalhães destacou a atenção que deve ser dada principalmente para crianças até os seis anos de idade e a união das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, e as famílias. “É uma responsabilidade muito grande que a gente tem de tomar conta desse terreno e semear boas sementes”, ressaltou a Prefeita.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: José Carlos Rodrigues