Iguaba Grande recebe Unidade Móvel para castração de animais

Ação aconteceu em parceria com a Prefeitura, a OSCIP Paraíso dos Focinhos e o Grupo Iguaba pelos Animais

A Prefeita Grasiella Magalhães, atendendo a solicitação do grupo de voluntários do IPA – Iguaba pelos Animais, que cuidam dos animais do município, trouxe neste final de semana (01 e 02) a Unidade Móvel de Atendimento Veterinário da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP Paraíso dos Focinhos, para realizar a castração gratuita nos bairros de Vila Nova, Arrastão, Igarapiapunha e União.

A ação foi realizada em parceria com a OSCIP Paraíso dos Focinhos, que funciona há seis anos, realizando ações em benefício dos animais. Segundo a presidente da organização, Hanriett Soares, a mobilização aconteceu a partir de um encontro que teve com a Prefeita Grasiella Magalhães, em Brasília. “Numa conversa ela falou da necessidade que a cidade tinha de receber a Unidade Móvel, juntamente com o apoio do cuidado com os animais. Foi aí que mobilizamos a ação experimental. Para Iguaba, a ideia é que a gente continue esse projeto. O próximo passo é conversar com as protetoras e organizarmos a castração de animais de rua”, disse a presidente da OSCIP, que já passou por várias cidades do Estado do Rio de Janeiro.

A Unidade Móvel do Projeto, que tem sede em Guaratiba (RJ), contém dois centros cirúrgicos, uma sala de tricotomia, onde é realizada a preparação do animal, em ambiente climatizado; a equipe conta com três veterinários, quatro voluntários, um motorista e um funcionário de apoio.

Toda a mobilização teve a coordenação da Francisca Schuchnann, do IPA: “O objetivo principal desta ação é a pessoa que não tem condições de pagar a cirurgia, e poder realizar esse procedimento no seu cão e gato”, declarou a presidente do Grupo, que é composto por seis mulheres moradoras de Iguaba Grande e atua há três anos na causa. Além disso, o IPA realiza um bazar beneficente de roupas na Agropecuária Bezerro de Ouro, na Travessa Erlon Chaves, no bairro Estação, que fica aberto de segunda a sexta, onde todo o dinheiro é revertido para o cuidado com os animais. Às quartas e sábados o bazar funciona, também, em frente a loja Marina Clara, no Centro.

Maria de Fátima Ribeiro é moradora do bairro Vila Nova e foi uma das munícipes que levou o animal para castração. “Agradeço à equipe pelo trabalho maravilhoso que ajuda não só aos animais, mas, também, as pessoas, porque era uma ação que precisávamos muito. Eu já queria castrar minha cachorra, mas eu não tinha condições”, disse a dona da Princesa, uma cadela de três anos.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: Lívia Lisle e José Carlos Rodrigues