Iguaba Grande realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Após 2 anos sem acontecer, devido à pandemia, nesta sexta-feira (07), aconteceu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que reuniu população e equipe técnica, somando aproximadamente 150 pessoas, para discutir o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O evento organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Iguaba Grande, em parceria com a Prefeitura e a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, teve o objetivo discutir sobre o SUAS , deliberando ações e propostas que possam fortalecer o Sistema, através de diversas palestras.

As inscrições tiveram início no mês de maio, possibilitando maior alcance para a população do município e também foram realizadas as pré-conferências nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Adilson Lessa e Apollo Belizário de Souza, que tiveram como palestrantes as equipes técnicas dos equipamentos.

Ainda no encontro foi realizada a apresentação cultural “Um Olhar Cigano”, pelo Espaço Cultural Expedito Batista Cecci, que fomenta e mantém presente a cultura das festividades, músicas e a dança dos povos ciganos, tendo como professora de dança, a Comendadora Marcia Almeida, da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande.

“Este é um espaço para pensarmos esta política tão importante para a sociedade, que é a assistência social. É uma política que precisamos e hoje iremos trabalhar nesta reconstrução, pensar nas nossas fragilidades e nos nossos pontos fortes, porque assim conseguimos fortalecê-la para entregarmos um trabalho de qualidade.” Declarou a convidada Andressa Leite, representante do Estado, pedagoga e coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação Permanente.

Para abordar o tema, também participaram diversos palestrantes representando o Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo: Nathália Guimarães Farias, formada em Serviço Social e Chefe de Gabinete da Fundação Leão XIII; Sergio Henrique Teixeira, psicólogo, mestre em psicologia clínica e coordenador Técnico Estadual do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA-CT); Maycon Douglas Carvalho dos Santos, formado em administração e chefe de apoio à tesouraria do Município de Arraial do Cabo; Camila Moreira, graduada em Serviço Social e coordenadora de Centro Pop.

“Este momento é de grande importância, pois aqui iremos repensar e fortalecer o Sistema único da Assistência Social. Iguaba Grande tem vivido um crescimento econômico bem significativo e também um crescimento social. Nós da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda somos desafiados todos os dias a estarmos atentos a este crescimento, prontos para garantir o melhor para a população mais vulnerável do nosso município, ofertando serviços e programas que atendem a essa demanda.” Disse a secretária, Cláudia Souza.