Eleições para o conselho tutelar de Iguaba Grande acontecerão no próximo mês

No próximo domingo (01), acontecerá a eleição dos novos conselheiros tutelares de Iguaba Grande. Ao total, 18 candidatos se inscreveram no mês de maio, para disputar a vaga que carrega a responsabilidade de zelar, proteger e defender crianças e adolescentes. A escolha será feita pelos eleitores Iguabenses, no Colégio Estadual Francisco de Paula Paranhos, das 8 às 17h horas.

A votação determinará os 10 membros escolhidos para a função. Os cinco candidatos mais votados atuarão, enquanto os outros cinco, por ordem de classificação, serão suplentes. Os novos membros tomarão posse em 10 de janeiro de 2024, para gestão que vai até janeiro de 2028.

Pode votar todo morador maior de 16 anos, inscrito como eleitor do município e que esteja em dia com a Justiça Eleitoral. O cidadão deverá apresentar-se no local de votação munido de seu título de eleitor e documento oficial de identidade.

Vale ressaltar que o processo seletivo é realizado por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente que, para escolha dos candidatos, passa por diversas etapas. Entre as etapas estão a análise dos inscritos de acordo com edital, a pontuação acima de 50% na da Prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente (ECA), a eleição e a avaliação psicológica, para que então possam tomar posse do cargo.

Uma vez eleitos, os conselheiros têm a responsabilidade de realizar atendimentos e acompanhar casos de violação de direitos; encaminhar os casos para as autoridades que cuidam dessas situações (como Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude ou Defensoria Pública), quando necessário, e promover ações educativas e preventivas na comunidade. O resultado estará disponível no site oficial da Prefeitura, no dia 6 de outubro.