Semana da Educação Inclusiva de Iguaba Grande contou com palestras, inaugurações e presença do Senador Romário

A Prefeitura de Iguaba Grande promoveu, por meio da Secretaria de Educação, a Semana da Educação Inclusiva. Com a realização de diversas atividades para os alunos e profissionais da Rede Municipal. A iniciativa ocorreu em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, que é celebrado nesta quarta-feira (21).

Com a temática “No universo da imaginação”, a programação iniciou na quarta-feira (20), com uma palestra com a Psicopedagoga e Terapeuta em ABA, Nathalia Belmonte, sobre “Manejo comportamental em sala de aula: Otimizando a aprendizagem”.

“Estamos buscando garantir uma educação realmente eficaz com base no princípio da diversidade. A educação inclusiva é muito mais ampla do que se imagina. É uma busca constante por respeito às diferenças. E a Nathalia é uma profissional muito especial com um vasto currículo, a sua participação será de grande valia para os nossos profissionais”.Comentou a Coordenadora de Diversidade e Inclusão, Vânia Marinho.

Mais uma Quadra Poliesportiva Entregue para população

Como parte da comemoração da Semana da Educação Inclusiva, nesta quinta-feira (21), foi inaugurada a quadra poliesportiva Décio de Souza Santos, localizada no anexo da E. M. Alice Canellas da Silveira.

A inauguração, que contou com a presença do Senador Romário e autoridades locais, foi marcada por homenagens e apresentações dos alunos da rede pública municipal. Na ocasião, a aluna Isabella Freitas Lima e Silva, diagnosticada com “síndrome Ehler Danlos”, leu um poema em homenagem ao Senador, que emocionado, falou um pouco sobre a sua luta pela inclusão das pessoas com deficiência.

“Hoje é um dia muito especial na vida de pais como eu, sou pai de uma mulher de 18 anos, que tem síndrome de Down. Por isso eu não poderia deixar de aceitar o convite do prefeito Vantoil, de estar aqui nessa data, pois essa é uma pauta especial na minha vida. É muito gratificante a gente ter na política uma câmara de vereadores, e um secretariado que pensa exclusivamente na melhora da qualidade de vida dessa população”. Comentou o Senador Romário.

Após agradecer as palavras e a presença, o prefeito Vantoil Martins, concluiu afirmando que que o principal objetivo de seu governo é cuidar das pessoas e dedicou todo sucesso ao seu secretariado e funcionalismo.

“Estou muito emocionado em poder dividir com vocês mais essa conquista, já é a segunda quadra poliesportiva inaugurada esse ano, temos mais duas em andamento, temos a quadra do Boa Vista já em fase final de reforma, estamos construindo três creches, estamos reformando escolas, além de projetos em andamento como a construção de mais uma escola no bairro Sapeatiba, a construção do Mirante, e a Maria Fumaça no bairro da Estação, enfim, são muitas obras transformando Iguaba em um lugar cada vez melhor de se viver”. Comentou, Vantoil.

O espaço, administrado pela secretaria de Educação, conta com arquibancada, vestiários e cozinha. Para o secretário, Jales Lins, ter um espaço para prática de esportes garante que os alunos tenham momentos de lazer, recreação e socialização. “Essa é mais uma quadra que inauguramos com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida, saúde e integração entre as nossas crianças”. Comentou.