O que fazer em Iguaba Grande: Conheça incríveis destinos para você se aventurar

A “Princesinha” chama atenção de visitantes e vem fortalecendo seu turismo na Região dos Lagos

Uma coisa é certa: Iguaba Grande chama atenção pelas suas belezas naturais. São diversas paisagens que chamam a atenção dos moradores e também visitantes, misturando lagoas, praias e áreas rurais com uma riquíssima vegetação. A cidade possui diversos pontos turísticos que conquistam a todos, com cenários naturalmente instagramáveis e outros criados com este propósito, permitindo registros que fiquem na memória dos visitantes e transportem os curiosos a este belíssimo município.

O ponto turístico mais antigo de Iguaba Grande é a Igreja Imaculada Conceição, considerada um patrimônio histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Construída em 1761 pelo padre Capucho Francisco Borges com a ajuda dos índios da Aldeia de São Pedro do Cabo Frio (atualmente São Pedro da Aldeia). O local tem todas as características das capelas jesuíticas, como planta com nave única, capela-mor ladeada por duas sacristias e torre sineira modesta. Além da igreja, o conjunto arquitetônico contava com um coreto e uma casa paroquial.

A prefeitura de Iguaba Grande está em tratativas de processo para a reforma do local. O projeto para restauração já está pronto e aguardando aprovação do INEPAC, para a contratação de empresa especializada em restauração para execução da obra, pois por ser um bem tombado, deve seguir todas as exigências do Iphan.

Iguaba possui outra homenagem à Santa Imaculada Conceição, conhecida como Santa dos Pescadores. A Praia das Andorinhas abriga uma das Casas de Pescadores que concentra diversos barcos utilizados na pesca artesanal, além disso, o local é uma área de preservação ambiental, com perímetro tranquilo e águas calmas, ideal para passeios em família.

Ainda falando das praias, a Ponta da Farinha é um dos locais de maiores belezas naturais da cidade, a área de preservação ambiental conta com belíssimas espécies tanto na fauna, quanto na flora. A praia é totalmente reservada e chama atenção pela sua água cristalina e a entrada é por meio de uma trilha de fácil acesso, que já garante uma experiência inesquecível, encontrada na Praia dos Ubás.

Quando se trata de Lagoa, temos muitos cantinhos especiais que garantem cliques caprichados, como o totem “Eu amo Iguaba”, colocado estrategicamente à beira da Rodovia Amaral Peixoto, na Praia do Popeye. Em 2022, a Prefeitura investiu em outros locais apropriados para registros, como os balanços, colocados estrategicamente nas Praias do Centro, Ubás e Popeye e o Coração Instagramável, fixado próximo à entrada da Estrada do Arrastão.

Não tem como falar de ponto turístico sem mencionarmos a Lagoa do Bulcão. O espaço de lazer denominado Parque Ecológico de Lazer Celia Barbosa da Silva, que fica localizado no final da Estrada da Capivara, foi inaugurado em 2020 e conta com mais de 13 mil m². Além da lagoa, que possui espécies de peixes como tilápia, acará e outros, o local ainda possui dois píeres, parquinho todo em madeira de reflorestamento, campo de futebol e espaço para food truck; o destino ideal para um piquenique em família. Para aqueles que apreciam um momento com a natureza, à beira da lagoa, encontra-se uma trilha com entrada para o Monte das Oliveiras, local de orações frequentado por membros de Igrejas evangélicas do município.

Iguaba é um município diretamente ligado às causas ambientais, por esse motivo foi criada a Trilha Ecológica, localizada no Parque Municipal de Iguaba Grande, contém um percurso de aproximadamente 6 km, com sinalização apropriada e duração média de 4h. O local é ideal para caminhar com a vista de diversas plantas nativas da Mata Atlântica e belíssimos animais silvestres.

É importante ressaltar que a trilha faz parte de uma área de preservação, com ampla biodiversidade. Na flora podemos encontrar algumas espécies raras como: Sibipirunas, Paineiras, Pau Ferro, Pau Brasil, Ipê-amarelo e larga diversidade, enquanto na fauna temos a presença da borboleta-verde, sagui-de-tufo-preto, tamanduá-mirim e outros.

A Prefeitura ainda vem pensando em novos pontos turísticos, como o Mirante Municipal, que irá contar com visão 360º de toda cidade, estacionamento, espaço cultural, restaurante e lounge externo, tudo com acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. Além do Espaço Gastronômico da Maria Fumaça em homenagem à antiga estação de trem que existia no bairro onde hoje é a Praça da Estação e do Polo Gastronômico à beira da lagoa, no entorno da pedra da Salga, singular formação rochosa situada às margens da Laguna de Araruama, com importância geológica e histórica para Iguaba Grande.

“Nossa preocupação com Iguaba Grande vai muito além de investir na infraestrutura, mas também preservar o que há de mais belo em nossa cidade, para atrair cada vez mais turistas e alegrar a nossa população. Um exemplo disso são nossos novos projetos que já estão em andamento visando lazer e entretenimento para aqueles que, assim como eu, amam Iguaba.” Disse o Prefeito, Vantoil Martins.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *