CRAS Vila Nova: Realiza 150 atendimentos individuais por mês

Para facilitar o acesso dos moradores de bairros distantes como: Igarapiapunha, Chácara das Rosas, União e Arrastão das Pedras, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, disponibiliza um equipamento chamado Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Vila nova, localizado na Estrada do Arrastão, s/nº, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Cras do Vila Nova é composto pela equipe técnica com duas assistentes sociais, uma psicóloga e equipe administrativa para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo famílias e pessoas com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho, entre tantas outras situações a que estão expostas famílias e que dificultam seu acesso aos direitos exigem proteção social.

No CRAS é oferecido o serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), um programa de atenção básica que atende as famílias que podem chegar por demanda espontânea (em que a família procura o CRAS) ou por busca ativa (em que o próprio CRAS identifica uma família já inserida no sistema ou através de encaminhamento). Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trata de ações para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, que funciona de segunda a sexta de 8 às 17 horas em dois turnos. São divididos grupos por faixa etária, de 3 a 6 anos, de 7 a 10 anos e de 11 a 17 anos.

Além disso, o CRAS proporciona atividades para a população, que pode participar de oficinas de artesanato toda quinta-feira nos horários da manhã e tarde, encontro de gestantes (sempre na última quarta-feira do mês), encontro de idosos e o encontro CRAS que abrange todos os grupos que frequentam as outras unidades da cidade.

Atualmente, cerca de 150 atendimentos individualizados são realizados mensalmente, além dos grupos que possuem de 100 a 120 participantes, oficina de artesanato com 20 participantes em média. O PAIF acompanha cerca de 33 famílias. O total de famílias cadastradas no CRAS chega perto de 2.500 famílias.

Vale lembrar que no próximo sábado (23), às 9 horas, o CRAS em parceria com o Grupo Madre Tereza de Calcutá da Pastoral da AIDS estará oferecendo aos moradores testes para HIV, sífilis, hepatite B e C e medição de glicose. Além disso, oferecerão acolhimento para familiares e amigos de pessoas soropositivas.