Consciência Negra é tema de projeto nas Escolas Municipais de Iguaba Grande neste sábado

Culminância tem exposição de trabalhos que destacam a cultura africana

Amanhã, dia 24, será sábado letivo em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Iguaba Grande, exceto para a E. M. Alice Canellas, que realizou Olimpíada de Matemática em outra data. As atividades serão a culminância dos trabalhos realizados sobre o Dia da Consciência Negra, que aconteceu durante todo o trimestre nas Unidades de Educação Infantil e Fundamental. O evento será de 8h às 11h30min e é aberto ao público.

O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo, e para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, as escolas reuniram questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro. Durante todo o mês de novembro foram realizadas apresentações e exposições de trabalhos sobre quem foi o Zumbi dos Palmares, e desenvolvido atividades contando histórias infantis, lendas e mostrando sons africanos, com o objetivo de valorizar a cultura afro.

Para Lidiane Costa, Chefe da Inspeção Escolar, a ideia é promover a reflexão sobre a igualdade social e estimular o respeito às diferenças: “Trabalhando dessa forma, as nossas crianças chegam ao entendimento sobre assuntos importantes para a vida em sociedade como o respeito, diversidade, preconceito, discriminação e outros assuntos em relação à cultura afrodescendente”, disse Lidiane.

Texto: Lívia Lisle