Centro de Inteligência, Monitoramento e Segurança, com mais de 170 câmeras, foi inaugurado em Iguaba

Em parceria com a secretaria de Ordem Pública, o departamento funcionará durante 24 horas por dia com uma equipe de funcionários capacitados para o monitoramento de toda cidade

Com o objetivo de aumentar a segurança da cidade, a Prefeitura de Iguaba Grande, através da secretaria de Ordem Pública inaugurou, nesta terça-feira (06), o Centro de Inteligência, Monitoramento e Segurança Sgt. Luiz Paulo Costa da Silva, que funcionará durante 24 horas, com uma equipe de funcionários capacitados.

O departamento, implantado na Praça da Estação, conta com o trabalho conjunto das forças de segurança (Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil), através do monitoramento realizado com a ajuda de 12 monitores de 50 polegadas e seis computadores.

Ao todo, são 176 câmeras, sendo 136 fixas, 10 câmeras faciais, 10 câmeras speed dome e 20 câmeras LPR com leitura de placas automotivas. Os equipamentos já se encontram instalados em pontos estratégicos da cidade. O sistema possui, ainda, reconhecimento facial e leitura de placas automotivas, o que auxilia na identificação de autores de delitos e atos ilícitos, em geral.

O prefeito Vantoil Martins afirma que a inauguração  vem para reforçar ainda mais a segurança da nossa cidade e reafirma o compromisso do governo  com a segurança pública. “Hoje estamos dando mais um passo importante no tratamento da segurança pública de Iguaba. A segurança é um dos principais pilares de uma sociedade, e não medimos esforços para trazer mais estrutura neste ponto. Além disso, é uma grande realização, pois a Central de Monitoramento foi uma promessa de campanha,” declarou

De acordo com secretário de segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, a iniciativa é um passo importante para garantir mais segurança aos moradores da cidade e contribuir para a redução dos índices de criminalidade no município.

“Eu como policial militar fico muito feliz em ver o governo priorizando a segurança da nossa cidade. A central auxiliará no reconhecimento de delitos, facilitando a atuação dos agentes de segurança. Lembrando que já estamos com as 176 câmeras em funcionamento na nossa central e o próximo passo está sendo a capacitação dos controladores que trabalham no setor contribuindo com as Polícias Militar e Civil”. Explicou Fábio.

Sgt. Luiz Paulo Costa da Silva é homenageado

O nome do Centro de Monitoramento é uma homenagem ao Policial Militar Sgt. Luiz Paulo Costa da Silva, conhecido como Nego do Bope, que faleceu em 2020. O policial, de 39 anos, trabalhou por mais de 10 anos no Bope e, aproximadamente, em 2017 passou a atuar na Região dos Lagos.

Nascido em 1980 na cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, descendente de quilombolas da Região dos Lagos, Luiz Paulo era filho da manicure, Elizabeth Cristina da Costa, e do marceneiro João Luiz da Silva. Seu irmão, Thiago Costa, conta que desde criança, o irmão tinha o grande sonho de se tornar policial e para conquistá-lo precisou de grande esforço, chegando a trabalhar na construção civil para juntar dinheiro e pagar o curso preparatório, sempre muito obstinado.

“A homenagem é uma forma de agradecermos o sargento, menino de Iguaba, pelo bom combate, esforço e dedicação durante anos servindo a população,” ressaltou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa.