Alunos e professores de Cultura de Iguaba visitam o Theatro Municipal do Rio

“Projeto Escola do Theatro” levou convidados para a pré-estreia de Macunaíma, espetáculo em um ato e quatro quadros, com Ballet e Orquestra Sinfônica

Os alunos do Curso Livre de teatro e dança, oferecidos pela secretaria de Cultura de Iguaba Grande, visitaram o Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta terça-feira (21), através do “Projeto Escola do Theatro”. O grupo assistiu a pré-estreia de Macunaíma, um espetáculo em um ato e quatro quadros, com Ballet e Orquestra Sinfônica, que conta como cenário inicial a selva amazônica, na região do rio Uraricoera, onde vivem os índios Tapanhumas.

Foram levados 12 alunos de Iguaba, na companhia dos professores Paula Andrade e André Roberto Silva. Durante a visitação, o diretor da Orquestras Sinfônica do Theatro do Rio deu uma palestra contando a história do ballet Macunaíma. Ao todo, 35 escolas do Estado assistiram à apresentação.

“Tudo é muito mágico. O espaço do Theatro te faz viajar em toda estrutura. Levar nossos alunos para assistir uma apresentação de ballet com uma orquestra tocando ao vivo é indescritível. Toda a emoção do momento, foi tudo muito lindo e inspirador.” Comentou a professora de dança da secretaria de Cultura, Paula Andrade.

Macunaína é baseado no livro homônimo de Mário de Andrade e teve a estreia mundial nesta quinta-feira (22). Com música especialmente composta pelo premiado Ronaldo Miranda, coreografia inédita de Carlos Laerte, concepção e roteiro de André Cardoso. São quase 50 bailarinos em cena, num espetáculo multimídia de uma hora de duração, com direção de imagem e fotografia de Igor Correa e supervisão artística de Hélio Bejani e Jorge Texeira.

“O papel da secretaria de Cultura é ser uma facilitadora para o encontro das pessoas com a arte, através desse mundo mágico da música, da dança, da pintura e de todas as formas de expressões artísticas e culturais. Continuaremos buscando novas atividades para levar todos os alunos inscritos nos nossos Cursos Livres, disponíveis na Casa de Cultura. O prefeito Vantoil e toda a equipe da gestão municipal tem se empenhado na missão de colocar Iguaba em destaque em todo o Estado e isso passa também pela cultura do município.” Finalizou o secretário de Cultura Miqueias Gomes.

Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Sua história mistura-se com a trajetória da cultura do País. Ao longo de pouco mais de um século de existência, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, da música e da ópera.