Secretaria de Turismo de Iguaba Grande inicia Projeto “Turismo na Cidade Onde Eu Moro”

A secretaria de Turismo (SECTUR) deu início nesta quinta-feira (19), ao Projeto “Turismo na Cidade Onde Eu Moro”. O objetivo é levar conhecimento e educação ambiental para todos os moradores, visando a conscientização dos cidadãos às práticas mais sustentáveis, reduzindo danos ambientais, através de passeios guiados por pontos turísticos da cidade.

Segundo a secretária de turismo, Carla Valle, a intenção é realizar parcerias com outras secretarias, como Assistência Social e Educação, para dar continuidade ao projeto.

“O objetivo é conseguir atender a diferentes públicos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer os pontos turísticos e belezas naturais que Iguaba tem a oferecer, além de conscientiza-los sobre a importância das práticas sustentáveis”. Completou a secretária.

Nesse primeiro momento, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente foi realizada, com aproximadamente 25 crianças do Projeto Bola pra Frente da quadra poliesportiva Oswaldo Antunes Neves, um passeio guiado pelo Parque Municipal Alípio Vilanova e Lagoa do Bulcão, onde puderam conhecer a biodiversidade de fauna e flora contempladas por espécies raras.

Projeto da Zona Especial de Negócios é protocolado na Câmara de Iguaba Grande

Nesta quinta-feira (19), foi protocolado na Câmara Municipal de Iguaba Grande o Projeto de Lei para criação da Zona Especial de Negócios (ZEN), que tem como objetivo torna a cidade mais competitiva na região, atraindo investidores e empreendimentos, e aumentar a geração de empregos.

A proposta do projeto é implantar a ZEN no bairro Parque dos Desejos, numa área de 244 mil metros quadrados com possibilidade de acesso pela RJ-124 ViaLagos através da Estrada do Sal.

O Prefeito Vantoil Martins participou da sessão e destacou que a criação da ZEN possibilita a vinda de empresas gerando assim mais empregos para os moradores da cidade.

“Com a Lei conseguiremos atrair empresas de todos os tamanhos. Elaboramos uma série de deduções que começam com 20% no Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN) pelo prazo de dois anos às empresas que gerarem até 10 empregos diretos, podendo chegar a até 60% sobre o ISSQN pelo prazo de 10 anos as empresas que gerarem mais de 80 empregos diretos”. Destacou Vantoil.

A prefeitura já possui a autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para o início das obras, o próximo passo, segundo o Prefeito Vantoil Martins é a solicitação oficial de uma maior oferta de energia e água pelas concessionárias que prestam serviços no município.

A Zona Especial de Negócios beneficia ainda a todos os empreendimentos relacionados ao turismo, com ênfase no ramo de hospedagem e hotelaria. Elas receberão os benefícios da Lei, independentemente da localização geográfica”. Completou Vantoil.

Primeira rua pavimentada pelo Programa Iguaba Melhor é finalizada

A primeira rua pavimentada pelo Programa Iguaba Melhor (PIM) foi finalizada nesta quarta (18). A Rua Vasco Lima, no bairro Iguabela, foi contemplada com 68 metros de pavimentação com artefato de cimento intertravado.

Nesta semana mais duas ruas começaram a ser pavimentadas. A Rua Elpídio Dutra Carvalho no Bairro Iguabela vai receber 117 metros de cimento intertravado. Já na Rua das Margaridas, no Parque Tamariz, terá a colocação de 240 metros de drenagem para receber a pavimentação.

Rua Elpídio Dutra Carvalho começou a ser pavimentada

A previsão é que as ruas Arnaldo Francisco de Souza, no Ubás e a Mário Belizário, no Centro sejam finalizadas nos próximos dias. As mais de 30 ruas contempladas pelo programa receberão drenagem, pavimentação, calçada com acessibilidade e iluminação com lâmpadas de LED.

De acordo com o prefeito Vantoil Martins, essas obras irão trazer mais dignidade para os munícipes e melhor qualidade de vida. “O programa Iguaba Melhor irá transformar a nossa cidade e está trazendo um grande pacote de obras e investimentos para Iguaba Grande. Essas obras trarão um grande alcance econômico para a cidade e para os moradores, além de melhorar a qualidade de vida”. Declarou Vantoil.

Sérgio Pellegrino, morador da Rua Arnaldo Francisco de Souza, afirmou estar muito satisfeito com a pavimentação. “Em questão da obra, está sendo uma surpresa para todos nós moradores. Isso é questão de evolução, a gente só tem a agradecer ao prefeito, porque vai ser uma melhoria para todos nós”. Afirmou.

SOBRE O PROGRAMA:

No dia 23 de julho, o prefeito Vantoil Martins anunciou em uma live o início do Programa Iguaba Melhor (PIM). O PIM tem como objetivo acelerar o processo de transformação que foi iniciado no ano de 2019 em Iguaba Grande. Serão mais de 30 ruas contempladas com pavimentações asfálticas e de artefatos de cimento intertravados, com iluminação de LED e drenagem. Além de reformas e ampliação nos equipamentos de saúde, construção de escola, creche e de ginásios poliesportivos. As obras estão sendo realizadas através de recursos recebidos através do SUS, FUNDEB, salário educação, royalties e recursos enviados dos governos estadual e federal.