Unidades de Saúde realizaram mais de 150 mil atendimentos em 2018

Secretaria de Saúde ofereceu 25 especialidades médicas à população

 

No ano de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um árduo trabalho, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Policlínica, Unidade Materno-Infantil , Centro Geriátrico e CER Flore’ser. Além disso, esse ano teve uma novidade que foi o programa remédio em casa, que iniciou em novembro e já foram entregues mais de 120 receitas.

 

As UBS oferecem os serviços de consultas com enfermeiros, clínico geral e cirurgião dentista, além de marcação para especialidades na policlínica. Ao todo, as oito unidades realizaram 51.578 atendimentos.  A UPA de Iguaba Grande foi habilitada pelo Ministério da Saúde em agosto de 2018, e atendeu 75.448 pacientes, sendo 1.773 de urgência com observação de 24 horas em atenção especializada, 72.298 por médicos especializados em urgência/emergência e 1.377 consultas ortopédicas com imobilização provisória.

 

A Policlínica Municipal conta com as especialidades de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, metabologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, neurologia adulta e infantil, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, urologia, cirurgia geral e nutricionista. Já a Clínica Materno Infantil possui pediatria, ginecologia, obstetrícia e mastologia. O Centro Geriátrico atende a ortopedia, otorrinolaringologia, clínica geral especialista em geriatria, fisioterapia e fonoaudiologia. Todas essas 25 especialidades somaram 23.940 atendimentos. Além disso, há no município o CER Flore´Ser – Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual, que realizou 10.778 atendimentos em 2018.

 

Além de todos esses serviços, as unidades também realizam o planejamento familiar, onde após um acompanhamento com o especialista, disponibilizam a inserção do DIU e a vasectomia.

 

Segundo o Secretário de Saúde Leônidas Heringer, esses números equivalem a quatro atendimentos para cada munícipe, o que torna esse número muito expressivo. “É um desafio enorme a gente prover à população todos esses atendimentos. Nós temos muita clareza que não temos tudo o que gostaríamos de ter, não temos todos os serviços do jeito que gostaríamos, mas continuamos trabalhando arduamente para melhorar cada vez mais o serviço prestado a população”, destacou o secretário.

 

Texto: Júlya Costa

Foto: José Carlos Rodrigues

 

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