UBS de Iguaba Pequena comemora o Dia do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1° de outubro. Em virtude disso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou uma festa ontem (2), para os idosos na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Iguaba Pequena. O evento contou com aferição de pressão arterial, glicemia capilar (para verificar o nível de diabetes), palestra sobre prevenção de quedas, orientação sobre alimentação saudável, sorteios, além de um café da manhã com muita música e dança.

Cerca de 60 idosos participaram da ação, a senhora Marta Brito, de 67 anos explicou contente que, “essa é uma ação muito importante que a prefeitura está lançando, porque muitos vivem sozinhos e nós interagimos e fazemos boas amizades. Os eventos têm sido muito importantes. Estou aprendendo e participando bastante.”

A palestra foi de grande importância, já que a maior parte das mortes de idosos por queda acontece devido à falta de prevenção. Foram apresentadas duas maquetes, uma contendo a “casa correta” e a “casa errada”, para explicar de uma maneira interativa como o posicionamento dos móveis pode reduzir a chance de acidentes.

A orientação sobre alimentação saudável foi direcionada principalmente para os pacientes hipertensos e diabéticos, contendo cartazes e no final o café da manhã possuía alimentos de diversos tipos, mostrando que é possível ter uma alimentação saudável e gostosa.

Para encerrar o evento, houve uma dança instruída pelo jovem Marcos Oliveira, onde os idosos puderam se divertir. A enfermeira gestora, Amanda Pires enfatizou que, “foi uma superação, porque o posto aqui estava sem incentivo para população. Portanto, foi uma surpresa maravilhosa ver esse público tão grande aqui hoje”.

#UmNovoJeitoDeGovernar