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Sistema de informatização agiliza atendimento na UPA de Iguaba

Número de pacientes atendidos aumentou em cerca de 8%

Quase dois meses após a implantação do sistema de informatização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Iguaba Grande, a Secretaria Municipal de Saúde revela que os primeiros resultados têm sido positivos, com maior agilidade e consequente aumento no número de pacientes atendidos.

Localizada na Rua Marques Garcia, nº 143, bairro São Miguel, a informatização começou a ser implantada em 18 de dezembro de 2019 e já atende a 90% dos serviços oferecidos na unidade, faltando apenas os setores de gesso e sutura. Desde então o número de pacientes atendidos passou de 7.358/mês em outubro (mês com maior número de atendimento antes da informatização) para 7.937 em janeiro, um aumento médio de cerca de 8%.

De acordo com a diretora da UPA, Flávia Carriello, o objetivo da informatização é garantir maior segurança e agilidade no atendimento dos pacientes. “Antes era tudo no papel, o que dificultava nosso trabalho porque era tudo muito manual. Agora todo o processo se tornou mais ágil, e com isso as pessoas estão voltando a procurar a UPA. Com a informatização podemos visualizar se o paciente já foi atendido, se já fez os exames, enfim… médicos e enfermeiros têm acesso a todas as informações, o que também garante um atendimento mais seguro”- esclareceu Flávia. 

Com o novo sistema, o paciente que dá entrada na UPA de Iguaba Grande deixa o nome com o atendente, na recepção. Logo em seguida ele é convocado, através do monitor, para sala de Classificação de Risco, onde a enfermagem faz a primeira avaliação e define se o caso é ou não de atendimento prioritário, além de incluir os dados do paciente no sistema para conferência médica durante a consulta.

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