Agentes de endemia terão nova rodada de capacitação

O objetivo é investir, ainda mais, na abordagem à população de forma a manter casos de dengue, zika e chicungunya sob controle

O pré-carnaval dos agentes de endemias de Iguaba Grande será de muito aprendizado e capacitação. A partir desta segunda-feira (17) os profissionais vão participar de um curso ministrado pela Divisão de Controles de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo serão 35 horas de aula divididas em cinco dias de curso no Instituto Flore’ser, em Iguaba Grande, com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho desses servidores nas funções que exercem no município. 

A capacitação vai abordar diversos assuntos, entre eles os procedimentos técnicos que devem ser aplicados durante visita domiciliar como abordagem ao morador e o preenchimento dos boletins, por exemplo. Para o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde do município, Wando Tomaz, “ter uma equipe bem treinada é fundamental para estimular a população na prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”.

O coordenador também lembra que, embora o Ministério de Saúde tenha emitido um recente alerta sobre um possível novo surto de dengue no país, com monitoramento de nove estados do Nordeste, mais Espírito Santo e Rio de Janeiro, a Prefeitura de Iguaba Grande já vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti ao longo dos últimos oito meses com capacitações constantes, e reforço nas visitas domiciliares e palestras de conscientização, realizadas com auxílio de tendas montadas em diversos bairros. Com isso, o município conseguiu reduzir em 50% o número de casos confirmados de chicungunya em relação a janeiro de 2019, e manteve em zero os de dengue e zika.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *