Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano atende cerca de 200 microempreendedores por mês

Além da Sala do Empreendedor, a pasta também fica responsável pelos cadastramentos de comércio no Caboclinho, Clube de Desconto e pela Zona Especial de Negócios

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano tem como objetivo criar políticas para o desenvolvimento econômico da cidade. A secretaria fica responsável pela Sala do Empreendedor e atende cerca de 200 microempreendedores mensalmente para os diversos serviços oferecidos pela pasta. Além de realizar o credenciamento das pessoas jurídicas, comércios e prestadores de serviços, no programa de transferência de renda Moeda Social Caboclinho, no Clube de Desconto e atende empresas, do ramo industrial e outros, na Zona Especial de Negócios (ZEN). Dentre os serviços oferecidos, estão palestras e cursos para empresários e gestores municipais.

Pela Sala do Empreendedor, somente em 2023, foram mais de 800 atendimentos de MEI com orientações aos micro e pequenos empresários visando a melhoria na gestão de seus negócios e facilitando a abertura de novas empresas. Diversos serviços de são oferecidos para o MEI, como: formalização, centralização dos órgãos de fiscalização, com orientações sobre alvarás de funcionamento, declaração anual, regularização de débitos, abertura de novas empresas, alteração de endereços e baixa. Além disso, também são oferecidas orientações jurídicas, contábeis, crédito bancário e atendimento sobre negócios, em parceria com o SEBRAE.

Atualmente são 180 comércios e prestadores de serviços cadastrados no programa de transferência de renda Moeda Social Caboclinho, onde os beneficiários do programa só podem utilizar o benefício nos comércios locais cadastrados. O objetivo do programa é fomentar o comércio local, com aproximadamente R$500 mil mensalmente injetados na cidade. Para se cadastrar, o comerciante deve apresentar o CNPJ, documento do titular com foto, aparelho celular a ser utilizado com o aplicativo do caboclinho, contrato social (quando houver), comprovante de residência e do estabelecimento e conta bancária vinculada ao CNPJ.

“Considero o Desenvolvimento Econômico, um dos pilares da administração pública. A secretaria é responsável por criar mecanismos para possibilitar aceleração e sustentação do processo de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e em atrair novas empresas para o município, aumentando a geração de emprego e renda em Iguaba,” declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano também fica responsável pela Zona Especial de Negócios (ZEN) de Iguaba Grande, localizada na Estrada do Sal. O local tem como objetivo tornar a cidade mais competitiva na região, atraindo investidores e empreendimentos, além de aumentar a geração de empregos. Com uma área de 244 mil metros quadrados, o espaço é dividido por lotes que serão concedidos pelo município para as empresas.

As empresas instaladas terão uma série de deduções nos impostos, gerando empregos diretos para os moradores de Iguaba Grande. O acesso ao local passará por obras de drenagem e pavimentação, através do Programa Iguaba Melhor (PIM), que ainda inclui a criação de um novo acesso pela Via Lagos.

Próximos eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano

A secretaria estará realizando, durante os meses de Agosto e Setembro, diversos eventos para atrair comerciantes e prestadores de serviços. O Desenvolve Iguaba será realizado no dia 9 de agosto, a partir de 18h, no auditório da prefeitura. O objetivo é aproximar o setor privado do setor público, através de cursos oferecidos para capacitação dos empresários do município de Iguaba Grande.

Já o Projeto Desenvolvimento Em Todo Canto estará com uma tenda itinerante. A programação será atender um bairro por semana, com atendimento à população, tirando dúvidas e oferecendo os serviços, além de realizar o cadastramento no Programa da Moeda Social Caboclinho ou Clube de Descontos. Confira a programação do mês de agosto:

-16/08: Sapeatiba Mirim

-23/08: Arrastão