Evento recebeu poetas e artistas da cidade e de toda a Região dos Lagos
O Projeto Culturarte encerrou a programação do mês de agosto com o Sarau na Praça, que aconteceu nesta última sexta-feira (31), celebrando a cultura, os poetas e artistas locais. O evento foi uma realização da Subsecretaria de Cultura e aconteceu na Praça Edyla Pinheiro.
A programação contou com a participação de poetas iguabenses e da Região dos Lagos declamando poesias, crônicas, contos e prosas, além da presença do cordelista Manoel Santa Maria, frequentador assíduo do Centro de Tradições Nordestinas, a tradicional Feira de São Cristóvão e do cantor argentino Jhuliano Torres, que cantou grandes sucessos encantando o público. A população também teve oportunidade de apresentar suas poesias.
Apresentaram-se no Sarau artistas locais como o cantor Paulo Leandro, o prestigiado músico Luperce Miranda, Luizinho Melo, mais conhecido como Luizinho da cultura, que cantou e tocou sucessos da MPB, e a cantora Sandy Cristina que abrilhantou a noite. “É muito especial pra mim participar de noites como essa, porque quando eu comecei a aprender música, eu não imaginei a dimensão que iria tomar. Eu me sinto muito honrada deles sempre lembrarem de mim e me convidarem. A arte é algo que eu amo, e fico muito feliz em ver que a arte tem um espaço especial na nossa cidade”, declarou a cantora, que já foi aluna da Escola de Arte Antônio Bispo.
Um dos realizadores do evento foi o poeta português José Castro, que escolheu Iguaba Grande para morar, e têm idealizado outros futuros saraus. “Eu me apaixonei por Iguaba e não troco essa cidade por nada. Gosto e faço parte da cultura de Iguaba Grande e é gratificante colaborar com eventos como esse, e com certeza vamos continuar fazendo saraus na cidade”, disse o poeta e escritor.
Durante as apresentações, ficou exposto um varal de cordel, uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira.
Texto e fotos: Lívia Lisle