Conselho tutelar de Iguaba Grande visita escolas da Rede Municipal

Encontros são realizados para esclarecer o papel dos órgãos assistenciais

A equipe do Conselho Tutelar de Iguaba Grande têm visitado escolas da Rede Municipal de ensino, realizando reuniões com alunos, profissionais da educação e pais, com a finalidade de trazer esclarecimentos sobre o papel do órgão. Hoje (28), foi a vez da Escola Municipal Narciso Macedo receber os conselheiros tutelares, juntamente com uma equipe do CREAS, Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Na semana passada a E. M. Paulino Pinto Pinheiro recebeu a equipe, e no próximo sábado (01), os representantes estarão na E. M. Nerea Esther Batista.

O objetivo desses encontros é mostrar o papel do Conselho Tutelar e dos equipamentos assistenciais que prestam serviço ao município. Além disso, a equipe trouxe um esclarecimento sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. “Estamos indo nas escolas para mostrar como funciona o Conselho Tutelar e quais os procedimentos tomados pelo órgão quando ele é acionado. Também esclarecemos sobre o regimento interno da escola e a atribuição da mesma, e mostramos que o Conselho é parceiro da escola”, declarou Andrea Fabiola, Presidente do Conselho Tutelar do município. Além dos conselheiros tutelares, estavam presentes a coordenadora e a assistente social do CREAS.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte mantém uma parceria com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, unindo esforços com medidas preventivas para manter a segurança nas escolas. Dentre as medidas estão a ronda policial e da guarda nas escolas, e a colocação de câmeras de segurança na parte externa da E. M. Narciso Macedo.

Para o diretor do Narciso Macedo, Cristiano Viera, é importante trazer para os alunos a consciência de que eles também fazem parte do corpo escolar. “É fundamental frisar que a escola não é só o corpo docente. A escola somos todos nós, alunos, professores, pais, responsáveis, e cada um tem seu papel na comunidade escolar. Então, isso mostra aos estudantes que eles fazem parte deste espaço democrático, além de trazer a consciência de responsabilidade e de cidadania”, disse o diretor.

O Conselho Tutelar fica localizado na Rua Nossa Senhora de Fátima, n° 52, Centro. Para contato por telefone disque 2624-6932. O órgão atende de segunda a sexta, de 9h as 17h.

Texto e fotos: Lívia Lisle