Profissionais recebem curso sobre PEC

Pela primeira vez em nosso município, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou hoje (10), o Curso de Ampliação e Qualificação do uso do e-SUS /Atenção Básica (AB) no Estado do Rio de Janeiro – Treinamento de profissionais para uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O curso está sendo ministrado por equipe de apoio técnico na informatização da Atenção Primária à Saúde no Estado do Rio de Janeiro e acontece no Centro de Convenções do Instituto Radiônica de Ensino.

Cerca de vinte profissionais da Saúde Bucal entre dentistas e auxiliares de consultório dentário (ACD) aprenderam com o curso durante toda a manhã. Já na parte da tarde, foi a vez de médicos e enfermeiros também receberam a capacitação.

O objetivo do curso foi treinar os profissionais da área de saúde para que possam utilizar o prontuário eletrônico do cidadão (PEC). Pois, através dele é possível verificar o registro clínico do paciente, com todo seu histórico, prescrições médicas e até pedidos de exames.

Segundo o Coordenador do e-SUS da Secretaria de Saúde, Leonardo Ribeiro Cardoso, a implantação do PEC contribuirá bastante no atendimento. “Antes o lançamento das informações era feito através da Coleta de Dados Simplificada (CDS) e com o PEC será possível mais agilidade nos atendimentos, facilitando assim a vida dos pacientes” – esclareceu Leonardo.

Vale lembrar que, no próximo dia 24 deste mês o mesmo curso será oferecido para auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e demais enfermeiros.