Ligue para a Prefeitura (22) 2624-3275

ouvidoria@iguaba.rj.gov.br
Ligue para a Prefeitura (22) 2624-3275
ouvidoria@iguaba.rj.gov.br

Procissão fluvial de São Pedro percorre orla de Iguaba Grande acompanhada por fiéis

A tradicional procissão fluvial de São Pedro, considerado Padroeiro dos Pescadores, foi realizada na tarde desta terça-feira (29) na Laguna de Araruama. De acordo com a organização, aproximadamente 05 barcos acompanharam a procissão, mantendo o distanciamento e seguindo todos os protocolos contra a Covid-19.
Para o Presidente da Colônia dos Pescadores Z29, Cícero Vanderley, “a procissão marítima em homenagem a São Pedro é uma tradição dos pescadores há mais de vinte anos. Infelizmente ano passado não foi possível ser realizada devido a Covid, porém esse ano, mesmo com um pequeno número de embarcações devido ao mau tempo e pelo resguardo de alguns pescadores pela pandemia, nós conseguimos fazê-la. Esperamos que a partir do próximo ano, já possamos realiza-la com um número maior de embarcações, de pescadores e visitantes que sempre esperam ao final para receber e saudar o Santo”.
O cortejo saiu às 16h da Colônia dos Pescadores, levando a imagem de São Pedro em um dos barcos, seguindo sentido a capela, localizada na Praia do Popeye para uma benção final realizada pelo Padre Guilherme Moreira Carvalho. Segundo o Prefeito, Vantoil Martins, “ficamos emocionados em estarmos acompanhando a procissão nas águas da nossa laguna e receber os nossos pescadores, homens corajosos, trabalhadores que sustentam a sua família com o suor do seu trabalho e com muita dignidade põe o peixe na mesa da nossa população, Salve São Pedro”.
Pescador de Homens
De acordo com a tradição cristã, São Pedro foi um pescador escolhido por Jesus Cristo para ser um de seus apóstolos, assumindo a liderança da igreja, após a morte e ressurreição de Cristo. Em sua imagem o santo carrega um par de chaves nas mãos, pois seria ele o guardião dos portões do Céu.