Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Prefeitura intensifica vacinação no município

Por meio da secretaria de Saúde, as vacinas de poliomielite, dengue e COVID-19 XBB começam a ser disponibilizadas para grupos específicos

A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, promove ações de vacinação no município. Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Governo do Estado e das regras de atualização da Caderneta Vacinal, as campanhas de Poliomielite, Dengue e Covid-19 (variante XBB) foram iniciadas.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, dividida em Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), começou na última segunda-feira (10) e segue até esta sexta-feira (14). Para aqueles que não conseguiram se vacinar esta semana, pode procurar a Casa da Vacina ou a UBS de referência para atualização da Caderneta Vacinal. O esquema de vacinação é o seguinte: a imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos 4 anos. A forma de aplicação da VOP é via Oral e da VIP, intramuscular.

Já a Campanha de Vacinação contra a Dengue, com público-alvo de 10 a 14 anos, como determina as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), começa nesta quinta-feira (13). O Brasil é o primeiro país a receber a vacina do sistema público de saúde. Vale ressaltar que a vacinação será uma aliada em conjunto com as estratégias no combate à dengue.

A vacinação contra COVID-19 (variante XBB) é uma nova vacina monovalente, que nesta etapa será aplicada nos grupos prioritários. Devem procurar pelo imunizante, crianças de 6 meses a menores de 4 anos 11 meses e 29 dias, pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidas, gestante e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiências permanentes, com comorbidades e pessoas em situação de rua.

As vacinas são aplicadas na Central Municipal de Imunização (Casa da Vacina do Materno-Infantil) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. É necessário ter em mãos a Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão do SUS.