Prefeitura de Iguaba Grande realiza diversos incentivos a produtores rurais da cidade

Distribuição de mudas, sementes e empréstimo de máquinas da Patrulha Mecanizada são alguns dos incentivos realizados através da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca

produtores rurais

Com o objetivo de estimular cada vez mais a atividade agrícola na cidade, a Prefeitura de Iguaba Grande, através da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seagri), vem realizando diversos incentivos aos produtores por meio da distribuição de mudas e sementes, além do empréstimo de máquinas da Patrulha Mecanizada.

Atualmente a secretaria dispõe de mudas de plantas arbóreas, frutíferas, medicinais e aromáticas. Os interessados podem fazer a retirada diretamente na sede da Seagri, situada na Rua Dezoito, esquina com a Rua Cinco – Sapeatiba Mirim.

Em relação ao serviço de mecanização, o secretário, Vagnei Lessa, explica que os produtores devem entrar em contato com a secretaria para realizar o cadastro e o agendamento. “Disponibilizamos de máquinas agrícolas com todos os implementos como arado, grade, sulcador e roçadeira, além de uma retroescavadeira para limpezas de lavoura e pastagem”. Comentou.

Vale destacar que para ambos os serviços a prefeitura subsidia os operadores de máquina e o óleo diesel. “Diferente do que ocorria antigamente, hoje os produtores não precisam mais pagar pelo diesel utilizado. Acredito que, com mais esse apoio, o dinheiro que seria usado para o abastecimento das máquinas pode ser investido em sementes, adubo e irrigação, consequentemente aumentando a produção”. Completou Vagnei.

Outra forma de incentivo aos produtores são as feirinhas realizadas na cidade. Além da Feirinha Criatividades da Terra, que acontece todo primeiro sábado do mês, a Prefeitura também realiza a Feirinha “Coisas da Roça”, aos sábados, na Praça Edyla Pinheiro, onde os produtores podem expor os seus produtos sem custo algum.

“Eu vivo do que planto e amo o que faço. Em minha residência cultivo várias culturas de hortaliças e verduras e agradeço muito o apoio da secretaria de Agricultura para o meu trabalho, pois estão sempre nos ajudando com as sementes e mudas. Em relação às feiras, elas são essenciais para a minha renda, e todo sábado estou lá com meus produtos fresquinhos para oferecer o melhor para meus clientes”. Comentou o agricultor Jair Francisco.

28 de julho: Dia do Produtor Rural

A data comemorativa, criada por Kubitschek ao sancionar o Decreto-lei n.º 48.630, de 27 de julho de 1960, homenageou Dom Pedro II, responsável pela criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 28 de julho de 1860. Já em 1930, após várias alterações na nomenclatura, a pasta passou a se chamar Ministério da Agricultura.

A Prefeitura de Iguaba Grande vem parabenizar a todos os produtores rurais pelo trabalho e dedicação, pois é graças à atividade diária do agricultor que é produzida a maior parte dos alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, como arroz e feijão.