Prefeitura de Iguaba Grande faz parceria com Defesa Civil do Estado em serviço gratuito de alerta

Vídeo explica como se cadastrar para prevenir possíveis acidentes causados pelo mau tempo

A prevenção é sempre a melhor opção quando o assunto é desastre natural. Por este motivo, a Defesa Civil oferece um serviço de alerta gratuito de desastres em que qualquer pessoa pode se cadastrar. Avisos de temporais, ventanias e mau tempo são enviados por SMS a fim de alertar que as pessoas se protejam. O cadastro é rápido e fácil e pode ser feito em menos de 5 minutos.

Para efetuar o cadastro basta enviar o CEP da cidade de sua preferência para o número 40199. Logo em seguida, chegará um SMS informando que o cadastro foi realizado com sucesso. A população pode cadastrar quantos CEP’s quiserem. No vídeo abaixo, produzido pela Defesa Civil do Estado, é possível acompanhar o passo a passo:

A Coordenadora da Defesa Civil de Iguaba Grande, Geusa Lopes, ressalta sobre a participação da população no serviço. “Estamos nos meses de anormalidades, e devemos valorizar qualquer benefício que nos é dado, o sistema é um ganho para o nosso município. O sistema de SMS é de extrema importância para os cidadãos e o objetivo é manter a população em alerta visando a segurança e passando informação em tempo real”, disse Geusa.

Para a Prefeita Grasiella Magalhães, este serviço é de grande valia para o Município. “É importante essa parceria com a Defesa Civil do Estado para colaborar na prevenção de acidentes durante esse período de instabilidade climática, informando a população com alertas vindo de fonte oficial”, ressalta a Prefeita.

A Tenente Coronel Silvia Santana do Amaral, é uma das responsáveis pelo sistema de mensagens, conta que dispositivos como este são importantes, pois com os alertas, as pessoas se previnem com antecedência e podem evitar que ocorram danos humanos e materiais em decorrência de eventos como deslizamentos, enxurradas e inundações, alagamentos, vendavais, etc. “Vidas e bens podem ser salvos levando em consideração que as pessoas sejam avisadas com antecedência sobre a possibilidade de ocorrência de desastres”, explica a Tenente Coronel.

O vídeo acima ficará disponível na aba da Defesa Civil de Iguaba no site oficial da Prefeitura.

Texto: Alice Sousa

Vídeo: Defesa Civil RJ