Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, é a primeira praia lagunar a receber a certificação Bandeira Azul

A premiação ecológica foi concedida pela temporada 2023/2024; a solenidade de hasteamento da bandeira deve acontecer até dezembro

Iguaba Grande recebeu nesta semana a certificação oficial do Programa Bandeira Azul, temporada 2023/2024. A Praia dos Ubás é a primeira praia lagunar a receber um dos mais importantes prêmios ecológicos internacionalmente. O Programa Bandeira Azul é um selo ambiental internacional concedido às praias que cumprem critérios e padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. O documento favorável à concessão foi enviado pela Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.

Para ganhar o certificado internacional, a praia precisa cumprir cerca de 34 critérios específicos. Um dos principais pontos é a sua balneabilidade; por isso, é coletado semanalmente uma amostra da água da Praia dos Ubás para verificar a balneabilidade, que mantém os padrões exigidos, além de testagem para a presença bactérias, coliformes totais, testes adicionais de parâmetros microbiológicos e físico-químicos. O programa exige que as praias tenham a qualidade das águas balneares baseadas nas normas e legislação internacional e nacional.

Além da qualidade da água, outro critério é a infraestrutura do local. Por isso, estão sendo realizados diversos investimentos, como acessibilidade, implantação de banheiros, urbanização da orla e outros. A Prefeitura, por meio da parceria com a secretaria de Obras, vem trabalhando para atender todos esses requisitos. Na rodovia do bairro Ubás já foram realizadas obras de urbanização, com esgoto, drenagem, pavimentação e estacionamento.

“É uma honra recebermos esse reconhecimento de nível internacional que é o selo da Bandeira Azul, uma conquista de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo pelo governo. Sempre falamos sobre colocar Iguaba Grande em uma posição de destaque e referência. A conquista desse título ecológico altamente respeitado é o reconhecimento disso.” Declarou o prefeito, Vantoil Martins.

A solenidade do hasteamento da bandeira na Praia dos Ubás deve acontecer até dezembro.

PROGRAMA BANDEIRA AZUL

O selo internacional Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, a localidade deve seguir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, cuja manutenção deve ser comprovada anualmente.

O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.

PRAIA LAGUNAR DO UBÁS

O trecho que recebeu o selo Bandeira Azul em Iguaba é a Praia dos Ubás. A praia lagunar possui águas claras e cristalinas, com fundo regular sem pedras. É rica em fauna e flora. Próximo a ela fica localizada a Área de Preservação Ambiental (APA) do Morro Do Governo, por onde se estende o paraíso da Ponta da Farinha.