Dia D da vacinação antirrábica 2023 de cães e gatos, será neste sábado (30)

Com a meta de imunizar, aproximadamente, 6.000 animais, a vacinação acontece das 9h às 16h, em 10 pontos diferentes da cidade

A secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realiza, de forma gratuita, neste sábado (30), o dia D da Vacinação Antirrábica de cães e gatos. A imunização é direcionada para animais saudáveis, a partir dos três meses. A meta do município é imunizar cerca de 6.000 animais. A vacinação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro Médico, localizado na Praça da Estação, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança e na Central Municipal de Imunização (Materno-Infantil), das 9h às 16h.

Para receber a imunização, o animal deve ser conduzido com coleira, por um adulto, e estar utilizando focinheira, caso seja de grande porte. Não é recomendada a vacinação em fêmeas gestantes ou que estejam amamentando, além de animais debilitados fisicamente ou que não estejam se alimentando. O diretor da Vigilância em Saúde, Paulo José, explica que a vacinação é o principal meio de controle da doença da raiva. “Nosso foco é sempre superar os anos anteriores É uma vacina muito importante, totalmente gratuita e segura”, falou Paulo.

“Esta é uma campanha muito aguardada na cidade. Precisamos manter os cães e gatos vacinados contra a raiva para, assim, garantir a segurança não só do animal, mas também de seu dono, por se tratar de uma doença transmissível”, completou a secretária de Saúde, Carla Valle.

Sobre a doença

A raiva é uma doença infecciosa transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados, podendo ser passada do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais infectados. Cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias, sendo os principais sintomas: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

• UBS Iguaba Pequena
  • UBS Pedreira