Plano Municipal de Turismo é tema do primeiro Fórum de Turismo da cidade

O primeiro Fórum Municipal de Turismo em Iguaba Grande aconteceu durante o dia de hoje (13), com o tema sobre a importância do Plano Municipal de Turismo para o desenvolvimento da nossa cidade. Para a secretária de Turismo, Esporte e Lazer e Presidente do Conselho Municipal, Carla Valle, fazer o inventário turístico, conhecer os pontos fortes da cidade e quem nos visita é necessário para retomar o turismo da cidade. “Iguaba hoje conta com a ajuda de alguns deputados para a nossa recuperação do turismo e novos atrativos. Como o projeto do pórtico, nosso mirante municipal, a Maria Fumaça, nossa sinalização turística e muito mais. Resgataremos o turismo da nossa cidade. Esse é  um objetivo da nossa gestão” – ressaltou a secretária.

Presidente da TurisRio – Sérgio Ricardo

Para dar início ao fórum, o Conselho Municipal de Turismo de Iguaba Grande recebeu para a Mesa de Abertura, tendo como  tema:  um breve panorama sobre o cenário turístico de Iguaba Grande, o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e também o Presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo para o bate-papo.

O presidente da TurisRio lembrou que foi turista de Iguaba por muitos anos, e afirmou que essa gestão do Governo do Estado do Rio olha muito para o interior. De acordo com ele, o principal emissor do turismo do interior é o carioca da capital, então o principal desafio é fazer circular esse turismo para atrair esses estrangeiros que vão para a capital. “Depois dessa pandemia, vamos todos reaprender e retomar o turismo. Iguaba tem um potencial enorme,  pousadas em frente a laguna,  um calçadão ótimo, um clima agradável e  uma gastronomia boa. Tem que se trabalhar regionalmente o turismo e em conjunto.” – explicou Sérgio Ricardo.

De acordo com o secretário Estadual do Rio de Janeiro de Turismo, Gustavo Tutuca, na pandemia o setor de turismo foi o mais prejudicado, pois foi o primeiro a precisar parar suas atividades e será o ultimo a voltar com totalidade. Porém, para ele, isso trouxe uma nova situação para o setor. “A pandemia trouxe uma nova realidade para todo o mundo. No turismo foi reforçada uma modalidade que a gente chama de turismo de proximidade, aonde as pessoas procuram destinos próximos a sua casa e com deslocamento no veículo próprio. Nosso estado é destaque nisso, pois tem um  pequeno território e com muitos atrativos no interior.” – esclareceu Gustavo Tutuca.

Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca

Para o Prefeito Municipal de Iguaba Grande, Vantoil Medeiros Martins, a prefeitura está trabalhando para retomada em grande estilo do turismo do nosso município. “Temos recordação, principalmente da década de 80, quando entrávamos na lagoa com água no peito e víamos o pé. Nós queremos potencializar toda essa grandiosidade adormecida de Iguaba Grande, nós que estamos no centro da Região dos Lagos e a pouco mais de uma hora da Capital Rio de Janeiro. Sabemos que reunimos todas as credenciais para aproveitar essa retomada que teremos do turismo, nós temos uma lagoa maravilhosa, além de um grande potencial para o turismo rural. Não tenho dúvidas que o nosso governo conseguirá corresponder a toda essa expectativa. O turismo com certeza é a solução para geração de empregos e  de trabalho e renda.” – declarou o prefeito.

Continuando as ações do Fórum Municipal, foi realizado a Mesa Redonda I: O que é e para que serve um Plano Municipal de Turismo? Com a presença do Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci – Professor do Programa de Pós Graduação em Turismo e Hotelaria da UFF.

Dando seguimento, aconteceu a Mesa Redonda II: Experiências e práticas acerca da elaboração e execução de Um Plano Municipal de Turismo, com a presença da Profª Tânia Omena, da Escola de Turismo da UNIRIO, membro do Comitê Nacional e Vice-presidente para a Região Sudeste da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo/ABBTUR Nacional; Marco Navega, Presidente na Federação de Conventios& Visitors Bureaux do Rio de Janeiro; José Alexandre Almeida – Secretaria de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, Evany Noel –Turismóloga, Diretora de Turismo e Eventos da Secretaria de Turismo de Petrópolis e Vice-presidente do COMTUR e Ana Claudia Melo Vieira – Coordenadora do SEBRAE na Região dos Lagos.

Para finalizar, o Grupo de Trabalho: Levantamento e caracterização das ofertas e demandas turísticas do município de Iguaba Grande do Fórum Municipal de Turismo contou com a presença do Gabriel Pesce, especialista na área de Empresas e atuante como moderador em eventos de planejamento participativo e na instrução de pessoas para elaboração e gestão de planos.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONVOCAÇÕES DE ALUNOS DO
PRÉ-I(MANHÃ) E PRÉ-II (TARDE)